Só Notícia Boa
Comercial

NetFlix monta estúdio de dublagem no Retiro dos Artistas e contrata veteranos brasileiros

Rinaldo de Oliveira
30 / 04 / 2026 às 09 : 11
Entre os veteranos que vão fazer dublagem para a NetFlix, no estúdio montado no Retiro dos Artistas (RJ), está Marcos Oliveira, o Beiçola. - Fotos: Instagram/Michel Livera /TV Globo
Entre os veteranos que vão fazer dublagem para a NetFlix, no estúdio montado no Retiro dos Artistas (RJ), está Marcos Oliveira, o Beiçola. - Fotos: Instagram/Michel Livera /TV Globo

Que ideia sensacional! A Netflix instalou um estúdio de áudio dentro do Retiro dos Artistas, que fica em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Lá, a plataforma vai formar e recrutar atores veteranos para fazerem dublagem em filmes e séries estrangeiras exibidas aqui no Brasil.

É um ganha-ganha porque a NetFlix precisa de vozes mais maduras nas produções audiovisuais. Já os idosos que vivem no Retiro dos Artistas querem ter novas oportunidades para trabalhar, se ocupar e elevar a autoestima.

Comercial

Os primeiros contratados

Até agora, 12 atores do Retiro dos Artistas participam do processo de formação, com treinamento técnico e adaptação à linguagem da dublagem.

Marcos Oliveira, que ficou famoso com o personagem Beiçola de “A Grande Família”, é um dos veteranos contratados.

Outra é a atriz Sônia Zagury, que fez parte do elenco da novela “Terra Nostra”.

Leia mais notícia boa sobre entretenimento

Como surgiu a ideia

O projeto piloto começou de forma discreta no ano passado e funcionava, inicialmente, em um estúdio na Barra da Tijuca.

E deu tão certo que, depois dos bons resultados da fase de testes, a plataforma de streaming investiu na expansão e montou uma estrutura física e fixa dentro do Retiro dos Artistas, para facilitar a logística e permitir que eles façam as dublagens sem precisar sair do local.

Como é o estúdio

O estúdio montado no Retiro dos Artistas é um espaço de capacitação técnica.

Lá além das gravações, os veteranos terão aulas sobre a prática da dublagem e adaptação à linguagem do mercado.

E os trabalhos já começaram.

Instituição centenária

O Retiro dos Artistas é uma instituição centenária que acolhe profissionais da classe artística em vulnerabilidade e oferece a eles um lar, infraestrutura, alimentação e cuidados.

Foi fundado em 13 de agosto de 1918. Hoje, o local tem pelo menos 50 residentes.

E a iniciativa da NetFlix vai proporcionar a eles inclusão no mercado de trabalho atual.

Que notícia boa!

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial
NetFlix monta estúdio de dublagem no Retiro dos Artistas e contrata veteranos brasileiros | Só Notícia Boa