Menino herói de 7 anos salva vida de amiguinho engasgado: aprendeu na escola

Um menino de 7 anos foi reconhecido como herói depois de ajudar um colega que se engasgou durante o lanche na escola. Ele agiu rápido e utilizou uma técnica de primeiros socorros.
Sameer Santana, aluno do segundo ano, percebeu que o colega Jabril tinha dificuldade para respirar enquanto os estudantes comiam fatias de maçã na sala de aula. Segundo relatos da escola, a professora começou a pedir ajuda e a organizar os outros alunos, enquanto o menino decidiu agir rapidamente.
O detalhe que chamou atenção é que Sameer aprendeu a manobra de Heimlich ainda no jardim de infância, durante uma aula de saúde. Dias depois do episódio, ele recebeu homenagens da prefeitura local e de equipes de resgate da cidade.
O que aconteceu durante o lanche
Segundo informações divulgadas pela escola, em Rhode Island, nos Estados Unidos, Sameer estava sentado com outros colegas quando percebeu que Jabril estava engasgado.
“Eu vi que ele estava engasgando”, contou o menino.
Enquanto a professora buscava apoio, Sameer correu até o colega e tentou aplicar a manobra de Heimlich, técnica usada para desobstruir as vias respiratórias em casos de engasgo.
“Então eu fui correndo e fiz a manobra”, disse.vPouco depois, o pedaço de maçã que estava preso na garganta de Jabril foi retirado.
Leia mais notícia boa:
- Mãe salva 6 filhos de incêndio em kitnet no litoral de SC
- Herói pula no rio e salva mulher que estava sendo levada pela correnteza em PE; vídeo
- Herói salva criança que corria sozinha na calçada e ia ser atropelada: “intervenção divina”; vídeo
Técnica foi ensinada na escola
De acordo com a família, Sameer aprendeu a técnica no ano anterior, durante uma atividade de saúde realizada ainda no jardim de infância.
A mãe do garoto, Ciara Santana, afirmou que ficou surpresa ao saber que o filho conseguiu lembrar do procedimento em uma situação de emergência.
“Como uma criança de 7 anos, eu realmente não esperava que ele soubesse algo assim”, comentou.
O caso também abriu espaço para conversas sobre a importância de noções básicas de primeiros socorros dentro do ambiente escolar, principalmente em atividades voltadas para crianças pequenas.
Cidade organizou homenagem ao estudante
Nesta semana, Sameer recebeu uma homenagem oficial da cidade de North Providence. A cerimônia contou com a presença de bombeiros, policiais, colegas de escola e representantes locais.
As equipes de resgate entregaram ao menino um prêmio de cidadania e o nomearam “capitão honorário de resgate” por um dia. A prefeitura também publicou um reconhecimento oficial pela atuação dele no episódio.
O diretor da escola, Stephen Pacitto, comentou que a equipe ficou satisfeita com a iniciativa do aluno durante a situação.
“Estamos muito orgulhosos do Sameer e da iniciativa que ele teve ao ajudar naquele momento”, afirmou.

Chef manda 1 milhão de dólares para ajudar atingidos pelo terremoto na Venezuela
Passageira adota cachorrinha que se equilibrava em tronco de madeira no rio Amazonas; vídeo
Mulher resgata pica-pau preso em casa e a reação de gratidão dele emociona; vídeo
Agricultor idoso doa alimentos de graça todo dia para deixar “pessoas mais felizes”em SC
Veja o alerta sísmico no celular que salvou milhares de vidas no terremoto na Venezuela
Mulher é resgatada dos escombros de prédio no terremoto na Venezuela; Brasil e países mandam ajuda
Amigos traduzem para homem surdocego o gol de Cunha na Copa e reação é linda; vídeo
Fim da ressonância? Scanner corporal por ultrassom mapeia organismo em 1 minuto: mais barato e na piscina
Terapia contra câncer leva 5 pacientes com lúpus à remissão e devolve sonhos: “minha vida mudou”
Gatinha leva flores todo dia e agradece à tutora que a adotou; vídeo mais lindo
Estudantes de Minas criam queijo verde e amarelo em homenagem à Seleção; vídeo