Lua e Vênus dão espetáculo no céu de Brasília e fotógrafo faz registro incrível

Não teve quem não parasse para ver o espetáculo da Lua e Vênus na noite desta quarta, 18. E aqui em Brasília, esse fenômeno astronômico foi registrado com uma super câmera pelo fotógrafo @freddanin, coisas que a gente não consegue fazer pelo celular.
Tecnicamente foi uma conjunção do satélite natural da Terra com a estrela que, vistos daqui, pareciam estar lado a lado, num encontro raro e lindo entre os dois astros.
A Lua apareceu quase toda escondida na escuridão, iluminada apenas por um delicado fio de luz. Bem ao lado dela, brilhando forte, estava Vênus, um dos planetas mais luminosos vistos da Terra.
Fenômeno da conjunção
O fenômeno é chamado pelos astrônomos de “conjunção”, quando dois corpos celestes parecem estar muito próximos no céu, embora estejam separados por milhões de quilômetros de distância. E foi justamente essa ilusão de ótica natural que transformou o céu em um verdadeiro espetáculo.
Segundo o fotógrafo, a beleza do momento está justamente na perspectiva humana.
“Os astrônomos chamam isso de conjunção — quando dois corpos que não têm nada a ver um com o outro aparecem colados, vistos daqui de baixo”, explicou ele.
Leia mais notícia boa sobre Entretenimento
- Vozinha, goleiro de 40 anos de Cabo Verde, bate 12 milhões de seguidores: Copa do Mundo
- Gatinho invade balé de Romeu e Julieta e transforma final trágico em momento fofo; vídeo
- Bonnie Tyler acorda do coma, está consciente e agradece carinho dos fãs
Longe e perto
Na prática, a Lua está relativamente perto da Terra. Já Vênus fica milhões de quilômetros atrás dela. Mas, vistos daqui, os dois pareceram vizinhos por uma noite.
E talvez seja exatamente isso que torna o universo tão fascinante.
Mesmo separados por distâncias inimagináveis, Lua e Vênus criaram uma cena que parecia um encontro perfeito. Um daqueles momentos rápidos, silenciosos e simples, capazes de fazer as pessoas pararem por alguns segundos apenas para olhar para cima.
Fenômeno passageiro
O fotógrafo Frederico Danin também lembrou que o fenômeno foi passageiro.
“De outro ponto do universo, não teria a menor graça. Mas a gente está aqui”, escreveu.
E daqui da Terra, especialmente do céu de Brasília, o encontro virou poesia visual.
“Na noite seguinte, os astros já não estarão mais alinhados da mesma forma”, o momento passou. Mas o registro ficou.
E junto com ele, a lembrança de que o céu ainda consegue nos surpreender — mesmo nos dias mais corridos.
Veja a foto da Lua e Vênus “namorando: no céu de Brasília
View this post on Instagram

Pinguim ferido é resgatado no Piscinão de Ramos, no Rio: oitavo caso no mês; vídeo
Empresário adota cachorrinho que dormiu vários dias na cama da loja e encantou exposição; vídeo
Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos: 30 mil brasileiros já aderiram; veja como fazer
Deu certo! Cantor toca viola durante cirurgia cerebral para retirar tumor e recebe alta; vídeo
Idosa se forma aos 83 anos na EJA, após perder o marido e anuncia: vai fazer faculdade
Professora usa método simples de alfabetização e faz crianças aprenderem a ler com alegria; vídeo
Japão descobre bactéria em rãs que elimina o câncer em dose única; estudo
Enfermeiros animam pacientes em hemodiálise: cantam e dançam para começar bem o dia; vídeo
Menina com Down faz exame de sangue sorrindo e viraliza: “sou corajosa mesmo”
Vídeo criado com IA emociona Neymar e viraliza: “Você tentaria mais uma vez?”
Mãe doa fígado e salva filho com câncer após transplante; está curado e teve alta
Cachorra grávida acorrentada é resgatada, ganha vida nova e tem 8 filhotes lindos