Manaus manda ajuda para Venezuela e agradece: “mandaram oxigênio na pandemia”

Gesto de gratidão. O prefeito de Manaus manda ajuda para a Venezuela após os terremotos que devastaram o país. E Renato Junior relembrou um momento marcante de solidariedade que a capital do Amazonas viveu durante a pandemia da Covid-19, quando os venezuelanos ajudaram com o envio de oxigênio hospitalar.
A operação humanitária, anunciada neste sábado (27) pelo prefeito, mobilizou diversas secretarias municipais, voluntários e órgãos federais. “Este não é momento de política; é momento de servir”, declarou Renato Junior.
Todo o material seguirá por via terrestre até Pacaraima, em Roraima, na fronteira com a Venezuela, com apoio do Exército Brasileiro.
Retribuir a ajuda
Durante coletiva, o prefeito Renato Junior reforçou que a ação humanitária também representa uma forma de retribuir a ajuda recebida pelo Amazonas durante o período mais crítico da pandemia.
“No momento mais difícil da história do nosso Estado, quando o Amazonas precisava de ajuda, a Venezuela estendeu a mão ao nosso povo enviando oxigênio”, afirmou. “O que fazemos hoje também é um gesto de gratidão.”
A declaração emocionou moradores e internautas nas redes sociais.
Leia mais notícia sobre solidariedade à Venezuela
- Confirmado: Neymar manda ajuda de R$ 1,3 milhão para atingidos pelo terremoto na Venezuela
- Cão Tsunami vira herói na Venezuela: já localizou e salvou 12 soterrados pelo terremoto duplo; vídeo
- Chef manda 1 milhão de dólares para ajudar atingidos pelo terremoto na Venezuela
O que está sendo enviado por Manaus
A primeira remessa enviada pela Prefeitura de Manaus reúne:
- 10 mil cestas básicas
- cerca de 10 mil litros de água potável
- 560 colchões
- 300 kits de higiene
- mais de 5 mil produtos de limpeza
- medicamentos e insumos hospitalares
Apoio médico e voluntários
Além dos alimentos e produtos básicos, Manaus também separou uma grande quantidade de medicamentos para reforçar o atendimento às vítimas do terremoto. Entre os itens enviados estão:
- paracetamol
- amoxicilina
- cefalexina
- soro fisiológico
- sais para reidratação oral
A prefeitura informou ainda que cerca de 80 voluntários, entre médicos, enfermeiros e profissionais especializados, se colocaram à disposição para atuar nas áreas atingidas.
Corrente de solidariedade
O número de mortos na tragédia da Venezuela subiu para 1.450 neste domingo, 28. Há milhares de feridos e muitos desaparecidos.
Diante da situação, Manaus abriu uma campanha pública para arrecadar doações da população, empresas, igrejas e instituições.
Segundo o prefeito, todas as secretarias municipais foram mobilizadas para acelerar o apoio humanitário.
A ação mostra como a solidariedade entre povos pode ultrapassar fronteiras, especialmente em momentos de dor e reconstrução.
Assista ao vídeo do prefeito de Manaus anunciando ajuda à Venezuela:
View this post on Instagram

Pinguim ferido é resgatado no Piscinão de Ramos, no Rio: oitavo caso no mês; vídeo
Empresário adota cachorrinho que dormiu vários dias na cama da loja e encantou exposição; vídeo
Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos: 30 mil brasileiros já aderiram; veja como fazer
Menina vence o câncer e realiza sonho de conhecer Abel Ferreira, o ídolo do Palmeiras; vídeo
Cachorra grávida acorrentada é resgatada, ganha vida nova e tem 8 filhotes lindos
Enfermeiros animam pacientes em hemodiálise: cantam e dançam para começar bem o dia; vídeo
Japão descobre bactéria em rãs que elimina o câncer em dose única; estudo
Menina com Down faz exame de sangue sorrindo e viraliza: “sou corajosa mesmo”
Vídeo criado com IA emociona Neymar e viraliza: “Você tentaria mais uma vez?”
Mãe doa fígado e salva filho com câncer após transplante; está curado e teve alta