“Eu te amo SUS”, declara grávida do Alasca após atendimento em hospital do Rio; vídeo emociona

Viva o SUS. A norte-americana Jesseka Martin, uma grávida do Alasca, emocionou brasileiros ao gravar um vídeo dentro de um hospital público do Rio de Janeiro declarando amor ao Sistema Único de Saúde.
“No meu país eu seria tratada como cliente. Aqui fui tratada como gente”, disse Jesseka no vídeo que viralizou nas redes sociais com mais de 1,1 milhão de visualizações no Instagram. Assista abaixo.
Internada há 12 dias e mostrando o barrigão, ela contou que ficou surpresa com o carinho, o respeito e o atendimento humano que recebeu da equipe médica brasileira. E fez uma comparação forte com os hospitais dos Estados Unidos.
Visão que tem do SUS
A professora de inglês mora atualmente no Rio e gravou o desabafo sentada na maca do hospital.
Jesseka contou que, antes de precisar do atendimento, não sabia exatamente o que esperar do SUS.
Mas acabou mudando completamente a visão que tinha sobre o sistema público de saúde brasileiro.
Leia mais notícia boa sobre o SUS
- Caneta emagrecedora começa a ser testada no SUS em 250 pacientes: fim da bariátrica?
- Fiocruz vai produzir remédio de alto custo contra esclerose múltipla para SUS
- SUS terá cirurgia robótica e 23 remédios de alto custo para vários tipos de câncer, anuncia o governo
Muito carinho
Na legenda do vídeo, Jesseka fez questão de agradecer aos profissionais que cuidaram dela durante a internação.
“Desde o primeiro dia, fui tratada com muito respeito, atenção e carinho por médicos, enfermeiros e toda a equipe”, escreveu.
Ela também disse que se impressionou com um detalhe que os brasileiros sabem desde 1993, quando o SUS começou a funcionar: não precisou pagar nada pelo atendimento.
Como seria nos EUA
Nos Estados Unidos, uma internação semelhante poderia gerar custos altíssimos mesmo para pessoas com plano de saúde.
Por isso, o relato da norte-americana foi importante, principalmente para brasileiros que ainda vivem a síndrome de vira-lata, o complexo de inferioridade que faz acreditar que fora do Brasil tudo é melhor.
E estão muito enganados.
Orgulho do Brasil
O vídeo rapidamente viralizou e recebeu milhares de comentários de brasileiros orgulhosos do SUS.
Muita gente aproveitou para lembrar que, apesar dos desafios, o sistema público brasileiro salva milhões de vidas todos os anos e é considerado um dos maiores programas de saúde pública do mundo.
Outros agradeceram Jesseka por reconhecer o trabalho dos profissionais da saúde. “A gente reclama tanto e às vezes esquece o tamanho dessa conquista”, comentou uma seguidora.
No fim do vídeo, Jesseka resume tudo com uma frase simples e sincera: “Eu te amo, SUS”, e faz coraçãozinho com as mãos.
A gente também, Jesseka!
Assista ao vídeo da grávida Alasca elogiando o atendimento que recebeu no SUS:
View this post on Instagram

Bebê recém-nascida ouve a voz do pai e para de chorar na hora; vídeo
Fernanda Montenegro chora ao ser ovacionada nos 60 anos do Teatro Casa Grande, no Rio; vídeo
Cauã Reymond ganha flores da filha e mostra que não tem masculinidade frágil: “Adoro ganhar”
Mãe se forma em Fisioterapia para cuidar do filho com AME: “Foi por você”; vídeo
Cachorrinha entra na água debaixo de casa para resgatar filhote; todos foram salvos; vídeo
Ex-faxineira agora é dentista: se forma em Odontologia na UFRJ e é aplaudida pelos colegas; vídeo
Candidatos ao Enem podem estudar de graça em aplicativo do MEC; veja como usar
Ruan Vitor Vaqueirinho aparece de visual novo para estrear como protagonista no cinema; vídeo