Europa faz primeira transmissão de 5G via satélite: leva internet a qualquer lugar do planeta

A Europa acaba de dar um passo importante na primeira transmissão de rede 5G via satélite, para levar internet a lugares sem cobertura, onde hoje o celular não funciona.
A primeira rede 5G via satélite do continente, que teve testes inciais no começo do ano, pretende levar o sinal a regiões remotas, como montanhas, ilhas e até áreas atingidas por desastres naturais. É o projeto Trantor.
Segundo os pesquisadores, o novo teste confirmou que a tecnologia funciona e permitirá que fabricantes comecem a desenvolver equipamentos e estações compatíveis com o novo padrão de redes 5G via satélite.
Quem fez o teste
O teste foi feito neste mês por um consórcio europeu de pesquisa e utilizou o satélite Hispasat 30W-6.
A tecnologia faz parte de um projeto financiado pela União Europeia para desenvolver as futuras redes de comunicação por satélite.
O projeto Trantor, foi coordenado pelo Centro Tecnológico de Telecomunicações da Catalunha e reuniu parceiros da Espanha, Alemanha, Itália, Luxemburgo e outros países.
Leia mais notícia boa sobre Tecnologia
- Depressão: vendas do 1º dispositivo para tratamento em casa começaram nos EUA
- Estudante brasileiro ganha prêmio da Apple por IA Libras: traduz Língua de Sinais pelo celular; vídeo
- Esvazie a lixeira do WhatsApp e libere memória para destravar o celular; passo a passo
O que muda?
Hoje, o celular depende de torres espalhadas pelas cidades e estradas para acessar a internet e fazer ligações.
Com a integração entre o 5G e os satélites, a cobertura poderá alcançar regiões onde instalar antenas é difícil ou muito caro, como comunidades isoladas, áreas rurais, oceanos e locais afetados por enchentes, terremotos ou incêndios.
A expectativa é que a tecnologia aumente a inclusão digital e garanta comunicação mesmo em situações de emergência.
O futuro da conexão
O projeto faz parte dos preparativos para as próximas gerações das telecomunicações, conhecidas como 5G Advanced e pré-6G.
Embora ainda leve algum tempo para chegar ao consumidor, a primeira transmissão mostra que a integração entre satélites e redes móveis está deixando de ser apenas uma ideia para se tornar realidade.
O resultado pode representar, no futuro, mais pessoas conectadas, independentemente do lugar onde estejam.

Desconhecido paga almoço de 27 pessoas com deficiência e vai embora sem revelar quem é
Líquido que interrompe a cárie sem perfuração no dente passa na fase 3 de estudos nos EUA
Idosos viúvos de 88 e 89 anos se apaixonam na academia e começam a namorar
Pai faz parto da própria filha após médica sair do quarto nos EUA; vídeo
Garota de 14 cria modelo para melhorar detecção de terremotos e vira finalista de prêmio
Lamine Yamal faz história aos 19 e ganha prêmio de melhor jovem jogador do mundo pela 3ª vez
Filha de faxineira analfabeta passa em Harvard e mais 3 universidades aos 17 anos
Vaquinha para mãe de Ana Clara arrecada R$ 1,5 milhão em 5 horas
Maurício de Sousa faz 91 anos e aparece no trabalho em vídeo emocionante; assista
Após fim das bets, brasileiro compra mais alimentos, diz associação dos supermercados