Veja como será a 1ª Universidade Federal do Esporte, no DF; aulas devem começar em 2027

O Brasil vai ganhar a primeira Universidade Federal do Esporte, criada especialmente para formar profissionais, desenvolver pesquisas e ajudar atletas a melhorar o desempenho dentro e fora das competições. A UFEsporte terá sede em Brasília (DF) e a previsão é que comece a funcionar em 2027.
Na prática, a nova universidade pública e gratuita vai formar treinadores, gestores esportivos, profissionais de saúde, pesquisadores e especialistas em áreas que hoje são fundamentais para o esporte. Também deverá desenvolver pesquisas sobre treinamento, desempenho, prevenção de lesões, reabilitação, gestão e novas tecnologias.
Outro ponto importante é que ela vai ajudar atletas que precisam conciliar os treinos e as competições com os estudos. A universidade deverá criar condições para quem está em dupla carreira e também para esportistas que encerram a vida competitiva e precisam se preparar para uma nova profissão.
Cursos ligados diretamente ao esporte
A ideia é que a UFEsporte concentre, em uma mesma instituição, várias áreas que fazem parte da preparação de um atleta e da organização do esporte.
Entre os cursos e áreas previstos estão Ciência do Esporte, Educação Física, gestão e marketing esportivo, medicina e reabilitação esportiva, psicologia do esporte, direito esportivo, políticas públicas e economia do esporte. Também haverá graduação, pós-graduação, cursos tecnológicos, pesquisa e extensão.
Ela não será uma universidade apenas para quem quer ser atleta. A proposta é formar também quem trabalha nos bastidores: treinadores, dirigentes, pesquisadores, profissionais de saúde, gestores de clubes, federações, projetos sociais e políticas públicas.
Leia mais notícia boa sobre Educação
- Vestibular Fuvest 2027 abre inscrições para mais de 8 mil vagas na USP
- Indígena que andava 8 km, vendia peixe e banana para estudar passou em 1º lugar em Medicina
- Professor brasileiro bate recorde com 17 diplomas de licenciatura; é de Fortaleza
Do esporte de base ao alto rendimento
A nova universidade também terá atuação voltada ao esporte de alto rendimento e ao paradesporto.
A ideia é produzir conhecimento científico que possa ajudar atletas brasileiros a treinar melhor, prevenir lesões e alcançar resultados melhores em competições nacionais e internacionais.
Mas o projeto não fica restrito aos atletas de elite. A UFEsporte deverá desenvolver ações de inclusão, acessibilidade, esporte feminino e igualdade de oportunidades, além de pesquisas e projetos que possam chegar ao esporte educacional e comunitário.
Sede em Brasília
A sede principal será em Brasília, mas a legislação permite que a universidade abra campi em outros estados futuramente.
A implantação já começou. Em julho, o Ministério da Educação criou uma comissão responsável por organizar a estrutura acadêmica e administrativa da nova instituição.
A expectativa do MEC é que, em até quatro anos, a UFEsporte possa chegar a 11 cursos de graduação e atender até 3 mil estudantes.
Ciência para melhorar o esporte brasileiro
A criação da universidade também tenta preencher uma lacuna histórica. O Brasil tem milhões de praticantes de esportes, grandes clubes, atletas olímpicos e paralímpicos e algumas das maiores competições do mundo, mas ainda depende de diferentes universidades e centros de pesquisa para produzir conhecimento especializado na área.
Com a UFEsporte, a proposta é reunir parte dessa produção científica em uma instituição dedicada ao setor. A expectativa é que pesquisas desenvolvidas ali possam chegar às quadras, piscinas, pistas, campos e centros de treinamento e ajudar desde jovens talentos até atletas profissionais.
A Universidade Federal do Esporte foi oficialmente criada em 3 de julho de 2026, após aprovação no Senado e sanção do presidente Lula. Agora, a instituição passa pela fase de implantação para receber os primeiros estudantes a partir de 2027.

Idoso com Down de SP faz 80 anos e ganha título de “o mais longevo do Brasil”, vídeo
Laura Cardoso: relembre grandes personagens que ficaram na memória dos brasileiros
Veja como são as duas novas canetas emagrecedoras aprovadas pela Anvisa; mais baratas
Bitelo, ex-servente de pedreiro brasileiro, levanta 420 kg e é aplaudido por astro de Game of Thrones; vídeo
Veja como está a árvore de pequi preservada no meio de uma avenida de Tocantins, 6 anos depois
Cadela Meg ajuda bombeiros a encontrar idosa com Alzheimer desaparecida na mata em MG
Indígena que andava 8 km, vendia peixe e banana para estudar passou em 1º lugar em Medicina
Filmes sobre os Beatles começam a ser gravados e recriam Abbey Road; veja primeiras imagens
Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 45 milhões nesta terça; veja quanto rende o prêmio
Vestibular Fuvest 2027 abre inscrições para mais de 8 mil vagas na USP
Após 44 anos em zoológico, elefante Sandro vai para santuário no MT em setembro
Idoso de 80 anos supera AVC e UTI, faz remo todo dia e ainda vai à academia; vídeo