Professora salva aluno que parou de respirar na escola; mãe agradece emocionada

Uma professora salva um aluno que parou de respirar durante o intervalo de uma escola em Ibaiti, no Paraná. Franciane Pereira Jacomini correu para socorrer Luis Henrique Francisco de Almeida, de 15 anos, depois que ele sofreu uma crise convulsiva e teve uma parada respiratória. Com a ajuda de outra professora, ela realizou manobras de reanimação até o adolescente voltar a respirar.
O caso aconteceu na quarta-feira (21). Luis Henrique comia uma bolacha quando começou a convulsionar e, segundo a mãe, Isabela Cristina Garcia Francisco, parte do alimento foi aspirada, obstruindo as vias respiratórias. Franciane e a professora Silmara permaneceram ao lado dele até a chegada do Samu. O estudante recebeu atendimento médico e conseguiu voltar para casa, de acordo com a Folha Extra.
A recuperação trouxe um motivo a mais para comemorar: na terça-feira (27), apenas seis dias depois do susto, Luis Henrique completou 16 anos ao lado da família. Emocionada, Isabela agradeceu às professoras por não desistirem de salvar o filho. “Graças a Deus, hoje tenho meu filho em casa. Posso dar boa noite, posso dar bom dia e dizer o quanto eu o amo”, declarou.
Professora ouviu pedido de socorro durante intervalo
Franciane estava perto do local quando ouviu uma pedagoga avisar que um aluno estava convulsionando.
Ela correu para ajudar e encontrou Luis Henrique em uma situação grave.
“Quando virei a cabeça dele, percebi que já não estava respondendo e que não estava respirando. Foi quando comecei a massagem cardíaca”, contou à Folha Extra.
A professora iniciou as compressões torácicas e continuou tentando reanimar o adolescente por alguns minutos.
O esforço físico era grande, e Franciane começou a ficar cansada. Foi nesse momento que Silmara se aproximou para ajudá-la.
“Eu já estava ficando cansada, porque a massagem cardíaca exige muita força. A Silmara colocou a mão sobre a minha e dizia: ‘Não desiste, Fran’. Ficamos ali durante alguns minutos, sem desistir”, relembrou.
As duas permaneceram ao lado do estudante enquanto aguardavam a chegada do socorro especializado.
Leia mais notícia boa sobre boas ações
- Desconhecido paga almoço de 27 pessoas com deficiência e vai embora sem revelar quem é
- Pai faz parto da própria filha após médica sair do quarto nos EUA; vídeo
- Vaquinha para mãe de Ana Clara arrecada R$ 1,5 milhão em 5 horas
“Não desiste, Fran”, disse professora que ajudou
Franciane contou que ficou angustiada ao perceber que Luis Henrique não reagia.
Durante o atendimento, ela começou a rezar e encontrou forças para continuar tentando ajudá-lo.
“Comecei a orar, pedir a Deus e a Nossa Senhora. Quando percebi que ele voltou, me ajoelhei no chão e agradeci muito a Deus pelo milagre que aconteceu na vida desse menino”, relatou.
O adolescente apresentou sinais de recuperação antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Depois, recebeu atendimento médico e foi liberado para voltar para casa.
Franciane fez questão de dividir o reconhecimento com Silmara, que permaneceu ao lado dela durante a emergência.
“Não fui eu quem salvou o Luís. Eu e a Silmara fomos instrumentos nas mãos de Deus. Estávamos no lugar certo, na hora certa. Quem fez a obra foi Deus”, afirmou.
Mãe agradece por ter o filho em casa
Isabela contou que Luis Henrique tem epilepsia, transtorno do espectro autista (TEA), nível 1 de suporte, e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
O adolescente faz uso de medicamentos, mas ainda apresenta crises convulsivas.
Segundo a mãe, a crise na escola foi uma das mais graves que ele já enfrentou.
“De todas as crises que ele já teve, essa foi uma das piores. Ele teve uma parada respiratória, e a professora fez de tudo para salvar meu filho”, contou.
Isabela estava em casa quando recebeu a notícia e saiu imediatamente para acompanhar o adolescente.
Ela também relatou dificuldades para conseguir o acompanhamento especializado de que Luis Henrique precisa. Desde o início do ano, ele está sem algumas terapias, e a família não consegue pagar pelo atendimento particular.
Mesmo diante dessas dificuldades, a mãe se emocionou ao falar sobre a atitude das educadoras e a oportunidade de continuar ao lado do filho.
Aniversário ganhou significado especial
Seis dias depois da emergência, Luis Henrique completou 16 anos.
A data, comemorada na terça-feira (27), ganhou um significado especial para a família, que passou pelo medo de perdê-lo.
O aniversário também foi uma oportunidade de celebrar a recuperação do adolescente e agradecer às pessoas que ajudaram durante o atendimento.
Para Isabela, a atitude de Franciane e Silmara fez toda a diferença.
E, para as professoras, o maior presente foi saber que Luis Henrique conseguiu voltar para casa e comemorar mais um ano de vida ao lado de quem o ama.

Desconhecido paga almoço de 27 pessoas com deficiência e vai embora sem revelar quem é
Pai faz parto da própria filha após médica sair do quarto nos EUA; vídeo
Vaquinha para mãe de Ana Clara arrecada R$ 1,5 milhão em 5 horas
Menino de 9 anos divide lanche com homem do lado de fora do McDonald’s e emociona a mãe; vídeo
Motorista erra caminho por causa do GPS, encontra casa em chamas e salva família de 14 pessoas; video
Tenente resgata 4 filhotes de tucano após temporal em Minas Gerais; video
Líquido que interrompe a cárie sem perfuração no dente passa na fase 3 de estudos nos EUA
Idosos viúvos de 88 e 89 anos se apaixonam na academia e começam a namorar
MEC Idiomas agora tem curso de coreano gratuito e online; veja como fazer
Filha de faxineira analfabeta passa em Harvard e mais 3 universidades aos 17 anos