Só Notícia Boa
 
Mundo

Caminhar 6 km por dia reduz risco de morte prematura

- Por Andréa Fassina
O limite avaliado pelos pesquisadores, desde que constante, é o ideal para manter a longevidade Foto: Freepik

Caminhar pelo menos 7 mil passos por dia reduz o risco de morte prematura para pessoas de meia-idade, entre 50 e 70 por cento, segundo estudo publicado na Science e JAMA Network Open.

Como o comprimento médio de cada passo é estimado em 82 centímetros, dar 7.000 passos equivale a caminhar por 5.740 metros, ou 5,7 km.

O estudo da Universidade de Massachusetts Amherst, nos EUA, ainda mostra que não precisa andar mais rápido, ou dar 10 mil passos por dia. O limite avaliado, desde que constante, é o ideal para manter a longevidade.

“Você vê essa redução gradual de risco na mortalidade à medida que dá mais passos. Houve benefícios substanciais para a saúde entre 7.000 e 10.000 passos, mas não vimos nenhum benefício adicional em ir além de 10.000 passos,” disse a professor Amanda Paluch, da Universidade de Massachusetts Amherst.

Atividades físicas simples

Estes resultados mostram a evolução no estabelecimento de diretrizes baseadas em evidências para atividades físicas simples e acessíveis que beneficiam a saúde e a longevidade – como caminhar.

Os pesquisadores coletaram dados do estudo “Desenvolvimento de Risco de Artéria Coronária em Jovens Adultos (CARDIA)”, que começou em 1985 e ainda está em andamento.

“Prevenir essas mortes antes da expectativa média de vida – isso é muito importante”, diz Amanda Paluch. “Mostrar que passos por dia podem estar associados à mortalidade prematura é uma nova contribuição para o campo.”

Experimento

Cerca de 2.100 participantes entre 38 e 50 anos usaram um acelerômetro entre 2005 e 2006 e foram acompanhados por quase 11 anos depois disso, para ver os ganhos a longo prazo.

Os voluntários foram separados em três grupos de comparação: Volume de passos baixos (menos de 7.000 por dia), moderado (entre 7.000-9.999) e alto (mais de 10.000).

Isso é importante porque mostra que vale a pena fazer um esforço para andar mais, mesmo que o exercício vá evoluindo aos poucos.

“Para pessoas que deram 4.000 passos, chegar a 5.000 é significativo. E de 5.000 para 6.000 passos, há uma redução de risco incremental na mortalidade por todas as causas até cerca de 10.000 passos,” explicou Amanda.

Com informações do Diário da Saúde

Sair do modo AMP