Professor que não teve livros na infância abre biblioteca pública para crianças do interior

O maior sonho do professor Francisco lvonildo Dias da Silva era conseguir levar mais leitura para a população de Mangabeira, no interior do Ceará. E ele conseguiu, criando a primeira biblioteca pública da cidade, em 1995!
O sonho, que nasceu tímido, hoje ajuda a transformar a vida dos moradores do distrito e tem atendido alunos de todas as idades há mais de 30 anos.
“Papai cedeu um terreno encostado na casa dele. Ficou alegre com a ideia. E com a ajuda do povo, um dava telha, um tijolo, construímos o prédio para abrigar estes livros”, relembra o professor.
Iniciativa tem transformado vidas
A Sala de leitura José Cândido Dias, como foi batizado o espaço, conta atualmente com 15 mil obras no acervo e foi toda montada sem aporte público.
Nestes quase 30 anos de atividade, não só os moradores de Mangabeiras, como os estudantes de cidades vizinhas também foram beneficiadas.
Para Francisco, a oportunidade de tornar a leitura algo acessível para as pessoas da cidade, permitiu muitas mudanças significativas na região.
“Você nota, pelo entusiasmo, sobretudo de pais de família, com filho na escola. Notamos o valor que eles dão naturalmente ao livro e a Sala, pois, realmente, eles sentem o filho pesquisar na biblioteca”, reflete o professor.
Biblioteca para o povo
Francisco conta que livros não fizeram parte da vida dele quando mais novo. Por compreender essa realidade, ele percebeu a urgência de criar a biblioteca.
“Àquela altura, a localidade contava com duas escolas públicas. Alunos e professores não tinham onde pesquisar para fazer um texto, um estudo qualquer, não tinham fontes”, lembra.
Todas as despesas para o funcionamento e manutenção da biblioteca são mantidas pelo professor.
Francisco diz que só tem o que comemorar com a biblioteca. Desde que iniciou o projeto, tem recebido muito apoio de pessoas de todas as partes do estado.
“Vamos ter que expandir, pois não comporta os livros que recebemos de doações, é uma biblioteca para o povo”, defende.
Feira Literária
Agora, Francisco deu mais um passo e realizou outro sonho: a primeira feira literária de Mangabeira!
O evento, que aconteceu nos dias 15 e 16 agora de julho, reuniu várias atividades, como apresentações literárias, lançamentos de livros (com oito obras apresentadas), palestras, além de shows com artistas locais e convidados.
O evento foi totalmente gratuito e Francisco reforça que a intenção não é o financeiro, mas a transformação que a leitura pode provocar na vida das pessoas.
“Mangabeira é um distrito, comunidade pequena, cinco mil habitantes, mas que tem tradição literária. Catalogamos 40 escritores de vários gêneros: poesias, crônicas, contos e historiografias. Essa Feira estava latente para acontecer, de fato, agora concretizou-se”, comemorou Pedro Luiz Oliveira, escritor convidado, responsável por organizar a feira.
Com informações de Diário do Nordeste

Após boicote de Níkolas Ferreira, chef Júlio Ritta serve picanha a 500 pessoas com fome; vídeo
Força Nacional vai proteger aldeias Guarani Kaiowá que sofreram ameaças e violência política
Cearense de 24 anos conquista ouro em competição mundial de Física e bate recorde brasileiro
Filha de faxineira vira médica no mesmo hospital onde a mãe trabalha há 23 anos
Cenoura está de volta! Personagem de Matheus Nachtergaele retorna em Cidade de Deus após 24 anos
Desemprego cai para 5,2% no Brasil, menor nível da história, e número de trabalhadores bate recorde
Vacina contra câncer de pâncreas ativa defesa do organismo em 99% dos pacientes em estudo
Exército do Lula inspira movimentos na França, Espanha e Argentina e dobra de tamanho em 2 dias
Halloween: enfermeiras fantasiam bebês internados na UTI para alegrar os pais; fotos fofas
Petrobras faz 3ª descoberta de petróleo na Foz do Amazonas, na costa do Amapá
Um CPF para essa gringa! Ela samba na cozinha do Canadá para desfilar no Carnaval do Rio; vídeo
Kobra inaugura mural gigante em homenagem a Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos; vídeo