Jovem com doença genética rara mobiliza web para comprar medicamento

O jovem Antônio Fabrício Martins, de 19 anos, está mobilizando a internet para tratar a doença rara que mudou sua vida completamente.
Antônio foi diagnostigado em 2019, com Porfiria Aguda Intermitente (PAI), e sem recursos financeiros, Fabrício lançou uma vaquinha online para comprar os medicamentos.
Com uma história que tem inspirado muita gente, o jovem militar busca um tratamento efetivo para conseguir os movimentos dos braços e pernas novamente. A meta é arrecadar R$ 3 mil para investir em medicamentos e insumos essenciais para o dia a dia dele.
Porfiria Aguda Intermitente
A PAI é uma doença genética rara, causada pela deficiência de uma enzima em nosso organismo. Em muitos pacientes, ela é assintomática por anos.
No caso do Fabrício, ele era militar adido do exército e tinha uma vida bastante ativa. Foi durante uma bateria de exercícios – comum na rotina do militar – que os primeiros sintomas apareceram.
“Estava fazendo ginástica básica, quando senti uma dor forte no abdômen e muita dor de cabeça, após isso tive muitas convulsões. O que me levou ao coma induzido por 7 dias”, lembra o paciente.
Ele contou ao Só Notícia Boa que quando acordou, viu um universo de coisas que precisava aprender sobre a nova realidade. Foi em um grupo da Associação Brasileira de Porfiria (Abrapo), que Fabrício encontrou as primeiras respostas.
“Pesquisei sobre a porfiria e entrei no grupo da Abrapo, onde Dona Iêda, mãe do grupo, explicava o conceito de porfiria por matérias e publicações médicas”, conta.
Nova rotina
Foi na Abrapo que o Fabrício também conseguiu o suporte que precisava para se adaptar a nova rotina.
Ele aprendeu sobre o uso seguro e não seguro de medicamentos que podem desencadear as crises e o excesso de esforço físico.
Também entendeu como a doença poderia evoluir se fosse uma crise mais forte, até quadriplegia.
Agora em 2021 ele teve um avanço, que resultou em tetraparesia (fraqueza nos 4 membros), mas nada o impediu que ter força de vontade e uma alegria imensa em viver. Fabrício é um garoto de sorriso largo e de palavras carinhosas sempre!
Parte disso, segundo ele, vem do conforto da lembrança da mãe, falecida em 2018. “Sinto ela sempre dentro de mim, me dando força”, diz emocionado.
Hoje é a tia dele, Valdenice, quem dá o maior apoio. “Minha tia Valdenice está sempre comigo, me auxiliando e fazendo de tudo pra me ajudar”.
A porfiria também afetou o emocional de Fabrício.
Vaquinha online
A vaquinha foi aberta para ajudar Fabrício a comprar os medicamentos que o ajudarão a ter mais movimento e sanar dores causadas pela porfiria.
E o jovem já faz planos para quando estiver melhor. “A porfiria me impossibilitou de me esforçar em excesso, eu amo o basquete, amo correr”. E ele ainda reforça que, apesar das dificuldades, se mantém firme para a cura “ela [a doença] não tirou a minha felicidade de viver”.
A vaquinha do Fabrício está aberta neste link e você pode ajudar com qualquer valor. Na página é possível ainda conferir detalhadamente a lista de medicamentos que ele precisa. O jovem também está aberto para doação dos compostos.
Continue com essa força, Fabrício! Você já é um vitorioso!

Primeiro centro de adoção permanente do Brasil é inaugurado em SP; café com cães e gatos
Pai acolhe filha após revelação que ela escondia há 3 anos e emociona as redes; vídeo
Gatinho adotado por delegacia da mulher ajuda no suporte às vítimas
Voluntários mandam cartões de Natal para mil idosos solitários
Cachorrinho que salta das pedras no mar vira Cão Comunitário depois de viralizar; vídeo
Filho salva a vida do padrasto que teve parada cardíaca em casa; aprendeu na escola
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal