Brasil conquista 4 ouros e 1 prata na Olimpíada Internacional de Economia

Não é só em Tóquio. Brasileiros também conquistaram medalhas na Olimpíada Internacional de Economia, na Europa.
Um time de cinco jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio consagrou o Brasil como tricampeão na edição deste ano, sediada na Letônia, na Europa.
No total eles conquistaram 4 ouros individuais e uma medalha de prata.
Os medalhistas
A equipe brasileira foi formada por estudantes de Santa Catarina e São Paulo.
Faturaram as medalhas de ouro os estudantes Caio Bento da Silva Luize, de Florianópolis (SC); Nicolas Goulart de Moura, de São Paulo (SP); Sebastião Froes Gomes Navarro, de São Paulo (SP); Vitor Alexandre Theodosio de Carvalho, de São José dos Campos (SP).
A medalha de prata foi conquistada por Ishan Matheus de Campos Unni, de São José dos Campos (SP).
Além deles, ainda completam o time brasileiro dois líderes de equipe: Tomás Aguirre Vaz e Rafael Carlini.
Avaliações
Todos os alunos passaram por 3 avaliações. Foram provas teóricas, apresentação de uma resolução de problemas de negócios e um jogo de gestão financeira.
Os temas abordados foram oferta e demanda, equilíbrio de mercado, taxas de juros negativas e teoria dos jogos aplicada à vacinação contra a Covid-19.
O Brasil conquistou quase um terço de toda a premiação. Segundo Vitor Alexandre, o resultado se deve à preparação adotada para o evento.
“As provas foram bastante desafiadoras, mas os problemas propostos eram interessantes, e saber que fomos bem preparados me deu calma para resolvê-los da melhor maneira possível. Fiquei muito feliz que alcançamos o primeiro lugar mais uma vez.”
Tricampeão
A Olimpíada Internacional de Economia teve a primeira edição em 2018, quando o Brasil conquistou o 3º lugar
Em 2019 foi campeão dentre 24 países e no ano passado, bicampeão mundial no Cazaquistão, com 3 medalhas de ouro e 2 de prata.
Olimpíada Brasileira de Economia
Os estudantes que participam da competição internacional são selecionados por olimpíadas nacionais.
Para fazer parte, aqui no Brasil, é necessário fazer uma seletiva pela Obecon – Olimpíada Brasileira de Economia – para testar as habilidades analíticas e a curiosidade do competidor.
E não é fácil. As provas são divididas em 3 partes: Economia, Educação financeira e Negócios.
Podem participar estudantes a partir do 9º ano de ensino fundamental.
As inscrições são feitas diretamente pelo site da olimpíada.
Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Dezembro terá 2 chuvas de estrelas cadentes e Superlua; veja
Caminhoneiro salva gatinho preso no poste com ideia incrível; vídeo
Quem é o idoso de 92 anos que correu 44 km na maratona de Curitiba; vídeo
ANEEL divulga bandeira amarela para dezembro; energia mais barata
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal