Mulheres conquistam direitos políticos na Arábia Saudita

burca
Comercial
O rei Abdullah, da Arábia Saudita, anunciou que as mulheres terão direito de votar e de sairem como candidatas nas eleições municipais.
A notícia é boa, mas só será implementada daqui a 4 anos.
O rei saudita decidiu permitir também a inclusão de mulheres no conselho consultivo.
Esta é a primeira vez que a mulher saudita ganhan direitos políticos neste reino conservador, onde apenas eleições municipais são organizadas.
Há muito tempo ativistas no país pedem direitos para as mulheres, que estão impedidas de viajar, trabalhar ou ter operações médicas, sem a permissão de um parente do sexo masculino e são proibidas de dirigir.
Organizações internacionais como Anistia Internacional pediram às autoridades do reino que parem de tratar as mulheres como cidadãs de segunda classe.
A Arábia Saudita é o único estado do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico, formado por Emirados, Omã, Catar, Bahrein e Kuwait, com conselho consultivo no qual é permitida a participação feminina. Detalhes no Terra.

Policial que amamentou bebê abandonada no mato recebe homenagem; vídeo
Amizade genuína de jovem com idoso de 91 anos começou por ato de bondade
Professora ganha prêmio de US$ 1 milhão por transformar favelas em 800 salas de aula
Após show, Thiago Aquino resgata e adota filhote de cachorro abandonado na estrada; vídeo
Empresa faz surpresa e patrocina campeão de jiu-jitsu que vende pão na rua: ele chorou; vídeo
Pai descobre filha que não conhecia e a adota oficialmente 40 anos depois
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões