Ficar vermelho de vergonha revela confiança e generosidade

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Ficar vermelho de vergonha revela confiança e generosidade
images
Se você é daqueles que ficam vermelhos por qualquer menção ao seu nome, isso não é só sinal de que é um envergonhado por natureza.
Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology (publicação Associação Americana de Psicologia) mostrou que pessoas assim são mais generosas e realmente merecem a confiança dos outros.
“Níveis moderados de constrangimento são sinais de virtude“, disse Matthew Feinberg, um estudante de doutorado em psicologia na Universidade da Califórnia em Berkeley e principal autor do estudo. “Nossos dados sugerem que isso é uma coisa boa, e não algo contra o qual você deve lutar.” Segundo ele, o constrangimento moderado que surge sem ter motivo é uma assinatura emocional das pessoas em quem se pode confiar.
Além de serem mais cooperativas no trabalho, na vida amorosa tem níveis elevados de monogamia.
Só não dá pra confundir isso com vergonha exagerada que caracteriza fobia social.
O estudo tem a ver com pessoas que sem motivo, ficam sem graça com certas coisas. Os gestos demonstrados são diferentes: segundo os pesquisadores, enquanto o gesto de embaraço é olhar para baixo, uma pessoa que sente vergonha por algum ato ruim normalmente cobre todo o rosto.
Confira mais sobre o estudo na Superinteressante.