STF mantém poderes do CNJ para investigar juízes e magistrados suspeitos

STF - Foto: SNB
Comercial
Acabou a polêmica.
O CNJ, Conselho Nacional de Justiça, poderá sim investigar juízes e magistrados suspeitos de receberem dinheiro por fora, ou seja, corrupção.
A maioria dos ministros do STF, Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quinta-feira manter os poderes de investigação do Conselho Nacional de Justiça.
Por 6 votos a 5, a côrte reconheceu a autonomia do órgão para abrir investigações contra magistrados sem depender de corregedorias dos Tribunais locais.
A decisão contraria liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello no fim do ano passado, que atendia a um pedido feito pela AMB, Associação dos Magistrados Brasileiros.
A AMB tentava fazer valer a tese de que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) só poderia investigar magistrados após processo nas corregedorias dos tribunais estaduais.
“Até as pedras sabem que as corregedorias [locais] não funcionam quando se trata de investigar seus próprios pares”, afirmou o ministro Gilmar Mendes, que votou a favor da chamada “competência concorrente” do CNJ.
“As decisões do conselho passaram a expor situações escabrosas no seio do poder judiciário nacional”, concordou Joaquim Barbosa, também afirmando que, por esse motivo, houve “uma reação corporativa contra o órgão, que vem produzindo resultados importantíssimos no sentido de correção das mazelas”. Detalhes na Folha.

 Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR