Células-tronco da pele podem regenerar o coração e tratar insuficiência cardíaca

celula-tronco-pele_coracao
Comercial
Cientistas mostraram que células adultas reprogramadas são capazes de se transformar em tecido do músculo do coração e regenerar o órgão danificado
Pela primeira vez eles conseguiram retirar células-tronco da pele de pacientes com insuficiência cardíaca e transformá-las em um tecido saudável do coração.
O estudo envolveu camundongos, mas, segundo os pesquisadores, a pesquisa indica que no futuro pacientes com problemas no coração poderão ser curados com suas próprias células reprogramadas.
Os resultados foram publicados no periódicoEuropean Heart Journal.
A pesquisa foi desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Israel, na cidade de Haifa.
A equipe retirou células-tronco da pele de dois homens com insuficiência cardíaca — um de 51 anos e outro de 61 anos — e alterou o material genético delas.
Depois, em laboratório, a equipe injetou as células reprogramadas em um tecido muscular cardíaco e transplantou o novo tecido para o coração de camundongos.
Os cientistas descobriram que as células conseguiram se transformar em células saudáveis do coração capazes de reparar danos no órgão.
Não houve rejeição do tecido cardíaco original.
De acordo com os especialistas, embora os resultados sejam animadores, é importante que os pacientes saibam de que ainda é preciso muito estudo para que o procedimento se torne um tratamento clínico para insuficiência cardíaca.
Os autores acreditam que os ensaios clínicos só poderão começar a ser feitos dentro de dez anos.
Dertalhes na Veja.