Anorexia não! Campanhas terão que informar uso do Photoshop

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Anorexia não! Campanhas terão que informar uso do Photoshop
anorexia|anorexia_philipa
Por Gerson Belchior
Todos os anúncios veiculados em jornais e revistas de Israel terão de informar ao leitor se houve uso de Photoshop, para não estimular transtornos alimentares em jovens, como na foto acima, da modelo Filippa Hamilton, que foi claramente editada.

Votada no Parlamento israelense, a lei  obriga as empresas de publicidade a informarem quando as fotografias de suas campanhas forem editadas com programas de tratamento de imagens, como o Photoshop. A lei também proibe anúncios com modelos extremamente magras.
Veja agora como Philippa é sem Photoshop:

anorexia_philipa
Uma das incentivadoras da lei, a deputada Rachel Adatto, explicou que considera que a divulgação de fotos de modelos com um peso muito abaixo do normal pode contribuir com o aumento dos casos de anorexia entre as jovens israelenses.
O parlamento francês está discutindo uma medida similar, porém mais dura – até embalagens de produtos e imagens de campanhas políticas teriam de revelar o uso de Photoshop.
Nos links abaixo, a uma série de exageros no uso de Photoshop e uma matéria sobre a história ocorrida com a modelo que ilustra essa matéria:
http://www.psdisasters.com/
http://rosamulher.wordpress.com/2009/10/23/excesso-de-photoshop-e-modelo-descartada/ 
Detalhes aqui: