Forró é declarado patrimônio imaterial pelo Iphan

Mais que merecido, o nosso Forró ganhou um reconhecimento importante nesta quinta-feira (09). O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), declarou que o ritmo nordestino como patrimônio imaterial brasileiro.
A notícia veio após reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade. O processo foi aberto em 2011.
Em comunicado, o Iphan informou que o Forró é uma verdadeira expressão musical e se referiu ao estilo como um “supergênero musical”, porque agrupa ritmos musicais como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.
“Manifesto-me plenamente favorável ao registro pelo Iphan das matrizes tradicionais do forró, munidas das formas de expressão com abrangência nacional”, afirmou a relatora do processo na entidade, Maria Cecília Londres Fonseca.
Pesquisa
Apesar de o processo ter sido aberto em 2011, foi apenas em 2019 que as pesquisas deram início.
O Iphan visitou os nove estados do Nordeste, além do Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo para entender e identificar como se expressa o Forró de uma forma completa.
Além disso, a pesquisa considerou a cultura individual de cada um desses locais, com a identificação de festivais sobre a expressão musical.
A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, lembra que outros gêneros tradicionais do Nordeste já tinham recebido o mesmo reconhecimento, como é o caso da ciranda e do repente.
“Esse bem cultural (forró) é o 52º bem registrado no país, dispensa apresentações, está em incontáveis eventos e festivais por todo o Brasil, em especial nos festejos juninos, gerando renda, empregos diretos e indiretos, além do sentimento muito forte de pertencimento”, declara Larissa.
Com informações de Correio Braziliense

Empresa do cantor Jão lança cursinho gratuito para pessoas trans
Jovem que vive nas ruas salva motorista de Mercedes durante inundação em BH; vídeo
Brasileiros no Grammy 2026; veja indicados e como assistir neste fim de semana
Cannabis medicinal: filme sobre pai e filho precursores é lançado após regulamentação da Anvisa
Menino brasileiro superdotado conquista medalha em olimpíada internacional de ciência
Idoso encontra cachorrinho perdido há meses; usava cartaz pendurado no pescoço; vídeo
Homem viaja 22 mil km para tomar a última cerveja com amigo em estado terminal
Novo Highlander com Henry Cavill; veja primeiras imagens do remake