Doação de órgãos: nova ferramenta do Facebook é lançada no Brasil

Foto: Reprodução/Stream/Facebook
Comercial
O usuário do Facebook no Brasil já pode manifestar a intenção de se tornar um Doador de Órgãos na sua Timeline, ou, Linha do Tempo.
A ferramenta, anunciada em maio aqui no SoNoticiaBoa, veja aqui, ajudou a aumentar as doações nos Estados Unidos, e espera-se que faça o mesmo por aqui.
Veja o passo-a-passo para aderir:
- Vá à página do seu perfil
- clique em “Evento Cotidiano”, no alto da sua caixa de Status
- selecione “Saúde e Bem-Estar”
- selecione “Doador de Órgãos”.
Assim seus amigos e parentes poderão saber da sua decisão.
O anúncio da chegada da ferramenta foi feito em Brasília, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen.
O Ministério espera com a parceria reforçar nas redes sociais a importância da doação de órgãos.
Nos primeiros quatro meses do ano, o Brasil alcançou taxa de 13,6 doadores de órgãos para cada 1 milhão de habitantes – meta prevista para ser alcançada em 2013 pelo ministério.
O número representa aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 564 doadores e a meta nacional era 11,4 doadores para cada 1 milhão de habitantes.
No início da década, a média nacional era 5 doadores para cada 1 milhão de habitantes.
Estados como São Paulo, Santa Catarina e o Ceará já registram índices superiores a 20 doadores para cada 1 milhão de habitantes.
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, espera que a nova ferramenta crie “uma nova onda positiva” para que as pessoas esponham cada vez mais sua intenção de doar órgãos. “Acreditamos que essa iniciativa vai aumentar ainda mais o número de doadores. Facilita para que qualquer indivíduo deixe clara sua opção, registre em vida”, declarou.
O Facebook tem mais de 37 milhões de usuários no Brasil.
Veja detalhes sobre como doar órgãos no Portal da Saúde.