Grafeno, o novo milagre da tecnologia: resistente, rápido e se autorregenera

Em forma de uma capa que cobre totalmente o objeto a ser camuflado, os nanotubos de Grafeno absorvem totalmente a luz.
Veja algumas das milagrosas aplicações do Grafeno.
Anti corrosivo
Pesquisadores descobriram que o material apresenta uma proteção anticorrosiva 100 vezes mais eficiente do que materiais disponíveis atualmente. A matéria-prima pode ser recoberta com uma camada de Grafeno transparente que em nada afeta a aparência de peças metálicas.
Autorregeneração
Os cientistas mostraram que este novo material pode ser usado na fabricação de transistores, semicondutores, baterias e em inumeras aplicações. E pode ser autorregenerativo – sim, você já pode pensar no Exterminador do Futuro, com o Grafeno.
Baterias com cargas mais rápidas
Engenheiros da Universidade de Stanford foram capazes de acelerar uma recarga de bateria em mil vezes – tudo a partir do Grafeno. O que a equipe fez foi colocá-lo no lugar do carbono, que era um dos elementos presentes na solução responsável por fazer a condução. O grande problema técnico com o Grafeno é fazê-lo parar de conduzir elétrons.
Transforma água salgada em potável
Esse processo, criado por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), consiste na transição da água salgada através de um filtro de Grafeno extremamente fino. Este filtro tem uma película tão fina que só passa a água, ou melhor, as moléculas de água. Assim, o sal ( NaCl ) fica retido nesse filtro. A nova técnica apresenta resultados de pureza duas a três vezes melhores do que os métodos adotados atualmente.
Tecido inteligente
Pesquisadores da Universidade de Exeter afirmam ter inventado um material condutor de eletricidade mais transparente, mais leve e mais flexível do mundo. O novo material foi batizado de GraphExeter . O GraphExeter é feito com duas camadas de Grafeno, com moléculas de cloreto férrico entre elas. De acordo com o relatório dos pesquisadores, o cloreto férrico melhora muito a condutividade elétrica do Grafeno, mas não afeta sua transparência.
O GraphExeter poderia ser usado em uma ampla variedade de dispositivos eletrônicos, e também em produtos eletrônicos para nos vestirmos, como camisetas digitais.
O Grafeno é hoje a grande esperança dos cientistas para a criação da internet ultra rápida. Estudos realizados na Inglaterra mostram velocidades 100 vezes maiores do que a que conhecemos hoje.
Com informações do TecMundo
Roberto.garini@sonoticiaboa.com.br

Forró é declarado patrimônio imaterial pelo Iphan
Cão que salvou menino em estado grave concorre a prêmio
Pai dá curso de penteados para ficar mais com a filha e atrai outros pais
Voo atrasou? Aeroporto tem cabines com cama para tirar uma soneca
Novo medicamento bloqueia esclerose múltipla durante 48 semanas
Vídeo mostra amor improvável entre filhotes de cão e gato. Assista!
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal