Cachorro perdido há 2 anos é encontrado a 3 mil km de casa, graças a um chip

cachorro_chip1|cachorro_chip
Comercial
Um casal da Flórida, no sul dos Estados Unidos, foi surpreendido nesta semana com a notícia de que seu animal de estimação, um cachorro da raça mastim napolitano, desaparecido há quase 2 anos, foi encontrado no Wisconsin, no norte do país, a quase 3.000 quilômetros de distância.
O cão Endo, de mais de 50 quilos, foi identificado por uma ONG de proteção aos animais, graças a um chip eletrônico instalado embaixo de sua pele.
Os donos de Endo já o davam como morto há tempos.
Os funcionários da organização Animal Allies Humane Society na cidade de Superior, no Wisconsin, se disseram surpresos ao descobrir o histórico do cachorro.
Os donos, Denise e Tom Hartzog, da cidade de Cape Coral, na Flórida, ganharam o cãozinho e 2010.
Endo viveu por alguns meses com os Hartzog até fugir um dia em companhia de outro cão do casal, o labrador Duke.
“Nós os procuramos por uma semana, até que um vizinho disse ter visto nosso labrador ser atacado por um crocodilo. Como não vimos mais Endo, assumimos que a mesma coisa havia acontecido com ele”, contou Tom.
Segundo Denise, a família ficou imensamente feliz e surpresa quando recebeu a ligação da ONG do Wisconsin contando sobre o paradeiro de Endo.
“Ele é um cachorro muito legal. Estamos muito ansiosos para vê-lo novamente”, disse.

cachorro_chip
Ainda não se sabe como o cachorro foi da Flórida, no extremo sul do país, ao Wisconsin, no extremo norte, onde viveu pelos últimos 20 meses.
A ONG agora vai enviar Endo de volta à Flórida, com a ajuda de voluntários que se dispuseram a transportar o cachorro.
O caso mostra a importância de as pessoas instalarem microchips em seus animais de estimação.
“Instalar um microchip em seu cão ou gato é uma maneira segura e responsável de garantir que seus animais de estimação retornem se fugirem ou se perderem”, observa Betsy Bode, gerente do abrigo da Animal Allies.
Com informações da BBC.