Novo olho biônico poderá fazer 85% dos cegos voltarem a enxergar

olho_bionico_monash|olho_bionico_monash_2
Comercial
Um grupo de cientistas e designers australianos desenvolveu um protótipo de “olho biônico” para devolver a visão a pessoas cegas.
O dispositivo é composto por óculos que captam, com a ajuda de uma câmera digital, a imagem ao redor do indivíduo e enviam esses estímulos visuais a um chip implantado no cérebro.
Se os experimentos envolvendo a tecnologia correrem como o esperado, ela terá o potencial de devolver a visão a até 85% das pessoas classificadas como clinicamente cegas (com pouca visão e percepção de luz ou então sem visão alguma).
A tecnologia está sendo desenvolvida por especialistas do Grupo de Visão da Universidade Monash, na Austrália.
Em seu site oficial, o grupo informa que o olho biônico está sendo desenvolvido para “pessoas com deficiência visual causada por uma série de condições, como glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética.
Ele também pode ajudar pessoas com danos em seus nervos ópticos ou em seus olhos causados por um trauma ou uma doença.”
olho_bionico_monash_2
O modelo desse olho biônico é formado por óculos e chip.
Na parte da frente dos óculos, há uma câmera digital embutida que capta as imagens.
Na parte interna dos óculos, existe um sensor que percebe os movimentos dos olhos e é utilizado para direcionar corretamente a câmera.
Na lateral dos óculos, os especialistas inseriram um processador digital que recebe as informações visuais da câmera e as envia a um chip, que deve ser inserido na parte de trás do cérebro do paciente.
Esse chip, por sua vez, emite sinais elétricos ao córtex visual, que interpreta esses sinais como a visão.
“O que nós acreditamos que o paciente enxergará é uma espécie de imagem de baixa resolução, mas suficiente para identificar, por exemplo, a borda de uma mesa, a silhueta de um ente querido, um degrau na calçada ou algo do tipo”, disse Mark Armstrong, professor da Universidade Monash, ao programa de rádio PM, da Australian Broadcasting Corporation (ABC).
O primeiro teste em paciente será feito em 2014

Doença do beijo: cientistas descobrem como bloquear o vírus Epstein-Barr
Polilaminina: outro brasileiro com lesão na medula volta a mexer os pés: “de arrepiar”
Imunoterapia faz câncer raro desaparecer em paciente brasileiro
Vacina contra bronquite é aprovada pela Anvisa; a partir de 18 anos
Vacinação no Brasil bate recorde desde a pandemia, mostra relatório do Ministério da Saúde
Dentista denunciado por colegas por atender pessoas carentes de graça vai cobrar 1 real; vídeo
CNH do Brasil: conheça a plataforma gratuita que liga alunos e instrutores mais próximos
SUS agora terá imunoterapia contra o câncer: Lei sancionada pelo governo
Antecipação de 13º para aposentados começa a ser pago na semana que vem; veja como consultar
Aos 82 anos, Helô Pinheiro desfila de maiô na Rio Fashion Week: “que coisa mais linda”; vídeo
Piloto celebra no voo menino de 9 anos que venceu a leucemia; vídeo