Só Notícia Boa
Comercial

Banhistas se unem para ajudar refugiados sírios que chegaram de barco à Itália

Rinaldo de Oliveira
28 / 08 / 2013 às 00 : 00
italia_sirios
italia_sirios
Comercial
Numa praia da Sicília, na Itália, um grupo de banhistas formou espontaneamente uma cadeia humana para ajudar 164 refugiados sírios a desembarcar.
O vídeo da ação solidária está comovendo o país e mereceu o elogio do Presidente da República italiano, Giorgio Napolitano.
O pequeno barco que transportava o grupo de sírios ficou a vários metros da praia de Morghello, na Sicília.

Os banhistas que estavam lá durante o fim-de-semana não hesitaram: se jogaram no mar, nadaram até o barco e formaram uma cadeia para ajudar os passageiros a chegar em terra firme com os seus pertences.

A Guarda Costeira italiana registou o momento e divulgou um vídeo da ação espontânea.
“Estas imagens de banhistas que entraram no mar para ajudar os imigrantes honram a Itália e mostram que a solidariedade prevalece”, disse o presidente italiano
Itália tem funcionado como porta de entrada da Europa para milhares de cidadãos, sobretudo do norte de África, que saem de países como a Eritreia, a Somália, entre outros, fugidos da guerra e da fome. 
Desde a Primavera Árabe, têm surgido também refugiados de alguns países como a Síria.
A ilha de Lampedusa já é considerada a porta da imigração ilegal da União Europeia tendo registado, entre Agosto de 2012 e Agosto deste ano, a chegada de mais de 24 mil imigrantes, segundo dados do governo italiano.
Desde o início da guerra civil na Síria, em Março de 2011, morreram  mais de 100 mil pessoas e quase sete milhões necessitam de ajuda humanitária  de emergência, de acordo com as Nações Unidas.
Com informações do Boas Notícias.
Veja as imagens: 

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial