Idoso se forma arquiteto aos 83 anos: determinação!

3322


Foto: CAU/DF

Por Rinaldo de Oliveira
Nada de ficar em casa reclamando da vida, assistindo novela, jogando com os amigos, ou se alimentar dos bons tempos que passaram.
De olho no futuro, um idoso de 83 anos, do Distrito Federal, acaba de se formar em Arquitetura e Urbanismo.
Era um velho sonho de Emar Rodrigues Chaves.
Ele se formou na Iesplan Faculdades Planalto.
Natural do Rio de Janeiro ele se mudou para Brasília nos anos 60, quando sua mulher, servidora pública, foi chamada para trabalhar na capital federal.
Emar Chaves estudou na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1954, onde palestras com artistas famosos, como Cândido Portinari e Djanira.
Para ganhar a vida trabalhou como vitrinista, designer de letreiros e fachadas, fez maquetes, publicidade… mas seu grande sonho era mesmo ser arquiteto.
Em 2009, quando tinha 79 anos, ele prestou vestibular e passou.
Agora formado, aos 83 anos, Emar mostra que há sempre o que aprender nessa vida: “O curso trouxe conteúdos que ainda não conhecia, dentre eles, cálculo estrutural. Foi um complemento para o que eu fazia anteriormente”. 
E você acha que Emar está satisfeito com o novo diploma?
Puro engano!
Agora ele quer fazer pós-graduação de Restauração e também abrir um escritório de projetos e maquetes. 
“Meu objetivo é ser Oscar Niemayer, não quero atuar na parte técnica, eu quero a parte plástica. Tenho sensibilidade para criar que vem do trabalho com a publicidade, onde a criatividade é infinita”, planeja.
Que animado e determinado, não?
Com informações do CAU/DF
r
inaldo@sonoticiaboa.com.br