Programa reduz bullying em 1/3 na Finlândia

Foto: reprodução
O bullying é uma questão de educação, ou falta dela, tanto que a Finlândia conseguiu reduzir em 1/3 os casos no país com um programa chamado KiVA, desenvolvido na Universidade de Turku, que foi inclusive premiado no European Crime Prevention, em 2009.
KiVA é um programa antibullying baseado em pesquisas, que envolve ações para prevenir e para combater casos de bullying que chamam a atenção.
São ações universais, dirigidas a todos os alunos de uma escola, para combater os casos de assédio moral.
Cada caso particular é tratado em uma série de discussões individuais e em grupo, entre equipe KiVA da escola e os alunos envolvidos.
Vários colegas da vítima são desafiados a fornecer suporte para o colega vitimado.
O KiVA não é um projeto de um ano, mas uma parte permanente de trabalho antibullying da escola.
Essas ações pretendem influenciar o grupo e desenvolver a capacidade de todas as crianças de se comportar de forma construtiva, para assumir a responsabilidade de não incentivar o bullying, e para apoiar as vítimas.
Usado em 90% das escolas finlandesas, o programa KiVA cortou o bullying em quase um terço.
Inglaterra
Os resultados do esquema finlandês, que ensina os alunos a ajudarem os colegas que estão sendo intimidados, agora está ajudando também alunos britânicos, segundo o The Sunday Times.
De acordo com o jornal, 17 escolas da Inglaterra e do País de Gales adotaram o programa Kiva finlandês (em finlandês, kiva significa “bom”).
Ele ensina como lidar com o bullying na infância, para que o aluno saiba como agir quando presenciar a intimidação com algum colega.
Com informações do GoodNewsFinland
Matéria sugerida por Karen Gekker