Alegria de Raju, depois de 50 anos de tortura

Foto: divulgação
Raju, o elefante que chorou ao ser libertado dos maus-tratos hoje é só alegria.
O animal, que mobilizou as redes sociais quando gritou após 50 anos de prisão, vive hoje a vida que sempre mereceu. Ele está com 5 elefantes fêmeas na “Wildlife SOS’s Elephant Conservation and Care Center,na Índia.
Na época da libertação as cenas eram tão chocantes e tocantes que o SoNoticiaBoa optou por não noticiar.
Raju hoje só bate as orelhas, uma expressão de alegria.
“Estamos muito satisfeitos em Raju viver novamente entre a sua espécie após ter sido brutalizado por 50 anos. Ele nem sabia mais como ser um elefante”, desabafou o fundador da Wildlife SOS’s, Kartick Satyanarayan, que liderou a operação de resgate para salvar Raju.
O elefante livre se juntou a cinco elefantes e sua nova família, com o chamado “Rebanho da Esperança”, onde todos foram resgatados de tratamento bárbaro.
“No início ele estava cauteloso mas três dos nossos elefantes fêmeas Laxmi, Chanchal e Sai Geeta correram até ele – as orelhas batendo descontroladamente e sons alardeando agudos – uma saudação.
Então cada um deles se tocaram com suas trombas”, conta Satyanarayan.
Resgate
Em 4 de julho deste ano, a Wildlife SOS’s salvou Raju de morrer durante uma operação ousada de resgate.
Uma equipe de dez veterinários e especialistas em vida selvagem da caridade foram juntados por vinte oficiais do Departamento Florestal e seis policiais para apreender Raju na região de Uttar Pradesh.
Raju havia sido vendido várias vezes e maltratado cada vez que tinha um novo dono.
Quando foi encontrado Raju estava num estado de fome e exaustão e começou a comer plástico e papel.
Ele não tinha abrigo a noite, e estava sendo usado pra distrair turistas.
O mais deprimente: ele usava correntes que cortavam as pernas há 50 anos e com vários abscessos e feridas.

Outro membro recente do rebanho é Laxmi, fêmea de 18 anos, salva nas ruas de Mumbai há 10 meses.
Ela sofria de artrite grave, obesidade e problemas cardíacos. Laxmi está em reabilitação há 10 meses.
Apesar da custódia do Wildlife SOS concedida pelo Departamento Florestal, os donos ainda tentam recuperar os elefantes por meio de petições nos Tribunais e por isso os integrantes da Organização estão numa batalha judicial pra que isso não aconteça.
Chanchal, 16, foi resgatado em 29 de junho de 2012, nos arredores de Delhi depois que ela e um segundo elefante foram atingidos por um caminhão em alta velocidade.
Vida nova
Hoje, o pesadelo para Raju e seu rebanho é uma memória distante.
Eles também estão desfrutando de uma piscina de reabilitação, graças à generosidade dos doadores para o centro.
“Estamos impressionados com a generosidade de pessoas de tantos países ao redor do globo. Esperamos que as doações continuem. Raju nunca tinha estado em uma piscina antes – e agora ele passa horas relaxando na água. Nós gostaríamos de agradecer a todos que fizeram uma doação – cada centavo tem feito a diferença para a qualidade de sua vida”.
Agora, a organização lançou um apelo por £ 20.000, quase 80 mil reais, para marcar o Dia Mundial do elefante em 12 de agosto.
Satyanarayan faz um apelo:
“Nossa esperança é que, juntamente com Raju, possamos resgatar muitos mais desses casos trágicos, antes que seja tarde demais para eles. Isso vai permitir que eles possam saborear a liberdade pela primeira vez em suas vidas e viver seus dias com dignidade, livres do sofrimento e da dor. “
Para doar à Campanha de Raju, visite www.wildlifesos.org
Com informações do Daily Mail