Ruas com placa solar inteligente: energia limpa

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Ruas com placa solar inteligente: energia limpa
||

Fotos: Solar Roadways
Um casal de engenheiros recebeu financiamento de 2,2 milhões de dólares – mais de 5,5 milhões de reais – para tocar seu projeto que instala placas solares inteligentes em locais que hoje têm asfalto.
Julie e Scott Brusaw vêm trabalhando há oito anos no projeto Solar Roadways, que prevê a pavimentação das principais avenidas, ruas, calçadas e quadras poliesportivas dos Estados Unidos com placas fotovoltaicas especiais. (vídeo abaixo)


O principal objetivo da iniciativa é disseminar a captação de energia solar e possibilitar que a luz irradiada no asfalto possa ser transformada em eletricidade e utilizada para para ajudar a abastecer a iluminação pública, residências e o comércio.

Como funciona
O sistema inteligente é composto por módulos hexagonais formados por uma camada de base, uma de luzes LED e um vidro especial capaz de aguentar mais de 113 toneladas e ainda descongelar a neve acumulada. 

As lâmpadas LED ajudariam na demarcação das faixas e na sinalização das ruas.

Quadras e praças também seriam beneficiados e poderiam mudar sua demarcação para diferentes esportes, apenas reprogramando as luzes via software. 

Ao lado de uma via pavimentada com a Solar Roadways, uma canaleta deverá ser instalada com toda estrutura necessária para armazenar e distribuir energia.

Financiamento
O projeto já conseguiu dois financiamentos da Administração Federal de Rodovias dos EUA e está em seu segundo protótipo.

Com o crowdfunding a dupla arrecadou mais US$ 2,2 milhões pelo IndieGoGo e pretende, em breve, começar a implementar a solução.

Com informações do Hypeness
Matéria sugerida por karen Gekker