Garçom solidário: alunos servem moradores de rua

Foto: reprodução/Youtube
Estudantes do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) foram garçons por um dia para pessoas carentes.
Na semana passada ele se vestiram a caráter e foram para as ruas servir comida para moradores de rua, em diversos pontos do Plano Piloto, no Distrito Federal.
O ato de caridade foi gravado em vídeo (assista abaixo) como forma de inspiração.
“Este vídeo foi gravado com o objetivo de inspirar mais pessoas a fazer o bem. Começamos como uma chapa de universidade, a amizade ganhou força e hoje somos um movimento, um grupo que quer fazer a diferença não apenas dentro do campus, mas dentro da sociedade em geral. Esperamos que gostem deste vídeo e que seja apenas o primeiro de muitos que virão”, diz a chamada da gravação no Youtube.
Victor Vilela, de 20 anos, aluno de Administração e um dos organizadores disse que a inspiração veio de um vídeo americano que eles assistiram na internet.
“Nosso objetivo era fazer uma ação social inovadora, além de inspirar outras pessoas a praticarem a doação. Esse projeto, com certeza, vai ter continuação, independentemente do DCE, foi surpreendente”, comemora.
Gratidão
O cardápio, pago com dinheiro dos próprios alunos, foi variado, com arroz, feijão, carne, macarrão salada e refrigerante.
No total, os jovens serviram dez pessoas carentes, entre homens, mulheres, grávidas e idosos, na Torre de TV, no Setor Bancário Sul e Norte, W3 Sul e Norte, Parque da Cidade e Rodoviária.
“Todo mundo nos recebeu com muita gratidão. Além disso, motoristas e pedestres também ficaram surpresos com a nossa atitude. Um deles, inclusive, disse que o meu comportamento era de um anjo”, disse.
“Tenho a sensação de que a caridade é um bem mútuo e aprendi que reservar um simples tempo no fim de semana para se dedicar aos outros pode ser muito interessante e transformador”, completa Victor.
Motivo
Trata-se de um trabalho diferente para ajudar o grupo na eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da faculdade.
As imagens ganharam repercussão na internet e entre os próprios amigos.
A ideia do vídeo nasceu com a finalidade de mostrar aos outros alunos como deverá ser a gestão, caso eles façam parte da entidade estudantil.
“Nossos pais estão muito orgulhosos do nosso trabalho, também fomos parabenizados pela direção da faculdade. Acredito que este tipo de ação precisa acontecer com mais frequência”.
Para Felipe Andrade, 23 anos, aluno do curso de Engenharia Civil, que também participou das gravações, o gesto é simples, mas transformador.
“Depois que terminamos de entregar a comida, me senti leve, me senti útil de alguma maneira para a sociedade. Nossa ideia não era apenas entregar a comida, como muita gente já faz. Fizemos questão de servi-los como se eles estivessem em um restaurante, com dignidade, respeito e boa vontade”, declara.
Dormindo no chão do piso superior, Maurício contou que foi acordado da melhor maneira possível, com um prato de comida. “Estava morrendo de fome. Só tenho que agradecer esse menino por essa refeição”, afirmou.
A eleição dos novos responsáveis pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) do UniCeub vai acontecer no início do mês de março.