Ajuda Nepal: brasileiros criam página no Face

Foto: Facebook
Mais uma vez, a solidariedade e o poder de mobilização do brasileiro para ajudar vítimas de tragédias.
O terremoto de magnitude 7,8, que atingiu o Nepal no sábado, fez um grupo de brasileiros criar o AJUDA NEPAL, uma página no Facebook que em 2 dias alcançou 2 mil seguidores.
É um espaço para divulgar informações para famílias de brasileiros, trocar informações sobre a situação no país e, claro, para campanha de doação.
O oceanógrafo João Pedro Demore, que já visitou o Nepal duas vezes e tem diversos amigos na regiãO criou a página junto com o amigo Guilherme Samel, que já trabalhou como guia em Katmandu e conhece bem o local.
“Como a gente percebeu que ainda havia muitos brasileiros dos quais não se tinha notícia, a gente começou a mobilizar nossos contatos lá”, conta Demore.
Brasileiros encontrados
O Itamaraty informou nesta segunda-feira que recebeu informações sobre 96 brasileiros que estavam no Nepal durante o terremoto e que nenhum dos brasileiros localizados sofreu ferimentos, segundo as informações mais recentes do governo federal.
Um centro de atendimento a brasileiros foi também estabelecido no aeroporto da capital do Nepal. O governo brasileiro também informou que a embaixada brasileira continuará a monitorar a situação e a acompanhar a evolução dos acontecimentos no Nepal.
O Ajuda Nepal tenta tranquilizar os amigos e familiares de quem ainda não foi localizado: “A gente tem quase certeza de que está tudo bem com essas pessoas. Mas há uma dificuldade de comunicação muito grande lá. O acesso à internet é difícil”, explica Demore.
“[Os nepaleses] estão com muita dificuldade de logística. Está todo mundo dormindo na rua porque os tremores ainda estão acontecendo. Falta comida e água e, daqui a pouco, vai começar a faltar remédio também”, alerta Demore.
O número de mortos após o terremoto passou de 4 mil, segundo último balanço do Centro Nacional de Operações de Emergência do país.
Veja, abaixo, uma lista de sites que recebem doações para auxiliar os nepaleses: