Brasileiro vira rei da cebolinha no Japão

Fotos: BBC
O brasileiro Walter Toshio Saito, de 47 anos, foi para o Japão em 1990, para juntar dinheiro rápido e depois voltar para o Brasil.
Em 1995 ele abriu uma agência de recursos humanos para intermediar empregos para brasileiros, em fábricas e lavouras no Japão.
Deu tão certo que Walter nunca mais voltou para o Paraná, onde morava.
Hoje ele é considerado o maior produtor do Japão de uma espécie de cebolinha.
“Não quero parecer pretensioso demais, mas modéstia à parte hoje nós somos os reis da cebolinha no Japão”, disse animado à BBC.
Ele explica que há regiões no Japão que plantam em grandes quantidades, mas a colheita é realizada apenas uma ou duas vezes por ano.
“Nós temos um ciclo de produção anual e colhemos em média três toneladas brutas todos os dias”, detalha.
Começo
Saito começou a trabalhar no setor agrícola depois da crise de 2008/2009 porque não havia vagas de trabalho na indústria e sua empresa tinha uma oferta muito grande de funcionários parados.
“Foi uma oportunidade para as pessoas conhecerem uma outra área de trabalho, diferente da fábrica. Alguns gostaram e continuam até hoje”, conta.
Aproveitando o conhecimento adquirido por seus funcionários em lavouras, ele começou a plantar em um terreno de 5.000 metros quadrados – hoje são 30 hectares de terra plantados.
“Primeiro plantamos espinafre porque achávamos que seria um produto fácil de cuidar e rápido para produzir, mas o problema era o preço. Depois, investimos na berinjela, que é um produto que dá muito trabalho”, lembra.
Foi então que o brasileiro descobriu que a região era famosa por produzir uma variedade de cebolinha gigante, muito parecida com alho-porró.
O negócio cresceu e, agora, Saito quer se tornar o maior agricultor do Japão.
“Eu sempre falo que não gosto de ser o segundo. Então, sempre trabalho para ser o primeiro em tudo o que faço.”
Outros negócios
Além das plantações, o brasileiro mantém a agência de recursos humanos, uma imobiliária, uma escola para crianças brasileiras e uma empresa de importação e exportação.
“Temos também uma fábrica de pão de queijo na Tailândia e vamos montar uma rede de lojas do produto na cidade de Bangcoc”, conta.
Mas é a escola o maior orgulho de Saito. Afinal, era o sonho inicial dele e da esposa quando foram ao Japão pela primeira vez.
“Escola para estrangeiros no Japão é um negócio que não dá lucro. Mas acho muito importante os empresários investirem na educação”, defende.
Com informações da BBC

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