Reunião entre Trump e Lula na Malásia é animadora: poderá visitar o Brasil

Pelo jeito a química foi forte mesmo. A primeira reunião entre os presidentes Trump e Lula, neste domingo, 26, na Malásia, mostra que o chefe norte-americano está propenso a negociar a suspensão das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil.
Donald Trump disse que as tarifas comerciais aplicadas sobre o Brasil podem ser negociadas “muito rapidamente”, mas desconversou quando perguntado sobre quais seriam as condições para a medida.
“Vamos discutir por um tempo e provavelmente chegaremos a uma conclusão muito rapidamente. Acho que poderemos chegar a acordos muito bons dos quais estivemos falando, e acho que acabaremos tendo uma relação muito boa”, afirmou Trump logo na entrada da reunião com Lula.
Reunião foi “ótima”
Lula classificou a reunião, que durou cerca de 45 minutos, como “ótima” e disse que a discussão foi “franca e construtiva”. “Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”, declarou o presidente, no X, após o encontro.
“Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, prosseguiu.
Apesar de se dizer “incomodado” com as penas contra Bolsonaro, o tema não entrou na pauta da reunião, segundo o governo brasileiro.
Leia mais notícia boa
- Por que Trump elogiou Lula na ONU e anunciou reunião para semana que vem?
- Trump x Pix: veja porque o sistema de pagamento brasileiro incomoda tanto os EUA
- Produtos brasileiros estão invadindo a China, após tarifaço de Trump; veja quais
As condições do acordo
O encontro dos dois presidentes foi em Kuala Lampur, na Malásia, onde acontece a Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Quando jornalistas perguntaram se uma mudança nas penas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seria uma das condições para a negociação, Trump respondeu que isso não é da conta dos jornalistas. “Eu gosto de Bolsonaro. Ele é um bom sujeito. Nós ficamos incomodados com as penas contra ele”, afirmou.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que participou do encontro, Trump deve suspender as tarifas ao Brasil: “Nós vamos ter negociações, conversas, visto que a tarifa é aplicada a um país que não tem superávit nos Estados Unidos”, disse o ministro a jornalistas após o encontro.
Sem brigas
Otimista com a reunião o presidente Lula disse: “O Brasil tem interesse em ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos, como temos há 201 anos. Não há nenhuma razão para desavença entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou.
“Quando dois presidentes sentam na mesa, cada um coloca os seus problemas, a tendência natural é encaminhar para um acordo. Antes de vir aqui eu disse que estava muito otimista com a possibilidade para avançarmos para ter uma relação mais civilizada com os Estados Unidos e pretendemos manter.”
Visita de Trump ao Brasil
Depois deste primeiro encontro, que aconteceu às 4:30 da madrugada pelo horário de Brasília, os presidentes do Brasil e Estados Unidos devem ter outra reunião ainda neste domingo na Malásia. A informação foi dada pelo ministro Mauro Vieira.
“Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda – já que é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, afirmou.
Ainda de acordo com o chanceler, o presidente americano demonstrou interesse em visitar o Brasil, e Lula também afirmou que irá “com prazer” aos EUA, futuramente.

Financiamento da Caixa para imóveis de até R$ 2,5 milhões está aberto; veja como conseguir
COP 30 vai ter caipirinha com frutas da Amazônia: coquetelaria sustentável
Policial salva cachorrinho com massagem cardíaca em campo de futebol; vídeo
Governo dá bolsa para pacientes com câncer não abandonarem tratamento; veja valores
“Caçador de tesouros” brasileiro acha iPhone soterrado na praia e devolve a turista; vídeo
Isabel Veloso recebe medula do pai e agradece: “me deu vida de novo”
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Garota de 13 anos com QI de Einstein entra na faculdade de Medicina
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos