Brasileira de 4 anos ganha medalha em competição internacional de matemática

De pequena ela só tem o tamanho! A garotinha brasileira Pietra Garcia, de 4 anos, conquistou medalha de bronze em uma competição internacional de matemática voltada ao desenvolvimento do raciocínio lógico entre crianças e jovens.
O reconhecimento ocorreu durante a Olimpíada Internacional Smeta, que reúne participantes de diferentes países em provas que avaliam habilidades como resolução de problemas, criatividade e compreensão matemática. No Brasil, a participação é organizada por uma instituição que acompanha estudantes com altas habilidades.
E essa não é a primeira conquista de Pietra. A menina já havia chamado atenção ao estabelecer um recorde nacional de soletração em alta velocidade.
Competição internacional
A medalha foi obtida na Olimpíada Internacional Smeta, evento educacional que propõe desafios adaptados a diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento. A iniciativa busca estimular o interesse pela matemática por meio de atividades que envolvem lógica e pensamento analítico.
No país, a olimpíada é representada pela Amplexo, que acompanha estudantes com indicativos de altas habilidades e organiza a participação em avaliações e atividades acadêmicas.
Segundo a mãe, Amanda Garcia, a prova foi realizada de forma monitorada e individual. “O resultado nos surpreendeu porque é uma olimpíada totalmente monitorada, que ela fez sozinha. Quando recebemos a notícia de que ela ficou com a medalha de bronze, fizemos uma festa. Ela só tem 4 anos e vibramos muito com todo esse conhecimento”, afirmou ao Correio.
Leia mais notícia boa:
- Brasileiro superdotado de 8 anos conquista medalha em olimpíada internacional de ciência
- Brasileiro de 15 anos é ouro na Olimpíada de Astronomia nos EUA
- Brasileira de 12 anos vence olimpíada internacional de matemática
Desenvolvimento precoce
De acordo com a família, o desenvolvimento cognitivo de Pietra começou a ser percebido ainda no primeiro ano de vida. A criança deu os primeiros passos aos nove meses e demonstrava capacidade de manter a atenção em atividades por períodos prolongados.
Com 1 ano e dois meses, já havia memorizado o alfabeto em português e inglês, iniciando o processo de leitura nos dois idiomas pouco tempo depois.
A participação em atividades educativas e desafios acadêmicos passou a fazer parte da rotina à medida que as habilidades foram sendo identificadas.
Recorde brasileiro de soletração
Em 2024, Pietra teve um resultado homologado pelo RankBrasil após soletrar 32 palavras em um minuto, marca registrada como recorde nacional na categoria.
Entre as palavras apresentadas, havia termos com diferentes níveis de complexidade: duas dissílabas, 19 trissílabas e 11 polissílabas, incluindo uma com seis sílabas. O tempo médio de soletração foi calculado em cerca de 1,8 segundo por palavra.
Uma gênia!

Brasil desenvolve stent de resina para baratear custo de tratamento cardíacos
Mulher que ficou 3h agarrada a poste na enxurrada de MG reabre restaurante e agradece a Deus
Filha faz surpresa para a mãe e esconde diploma no meio das compras; “nunca é tarde”; vídeo
Menino que corria descalço ganha tênis novo, vence corrida e emociona no MA; vídeo
Motorista para o ônibus e ajuda mulher cega a encontrar parente na rua; gentileza
Alunos idosos do EJA tiram a primeira foto escolar da vida e as carinhas dizem tudo
Coletores salvam cachorrinho que estava no lixo, segundos antes da compactação: ele foi adotado
Ozempic ajuda a diminuir dependência em drogas, revela estudo
Gatinho invade balé de Romeu e Julieta e transforma final trágico em momento fofo; vídeo
Faxineiro se forma em Medicina e emociona ao dizer: “o faxineiro venceu”; vídeo
Bonnie Tyler acorda do coma, está consciente e agradece carinho dos fãs
Mãe descobre gravidez na hora do parto: achou que era pedra nos rins; vídeo