Brasileira de 4 anos ganha medalha em competição internacional de matemática

De peqquena ela só tem o tamanho! A garotinha brasileira Pietra Garcia, de 4 anos, conquistou medalha de bronze em uma competição internacional de matemática voltada ao desenvolvimento do raciocínio lógico entre crianças e jovens.
O reconhecimento ocorreu durante a Olimpíada Internacional Smeta, que reúne participantes de diferentes países em provas que avaliam habilidades como resolução de problemas, criatividade e compreensão matemática. No Brasil, a participação é organizada por uma instituição que acompanha estudantes com altas habilidades.
e essa não é a primeira conquista de Pietra. A menina já havia chamado atenção ao estabelecer um recorde nacional de soletração em alta velocidade.
Competição internacional
A medalha foi obtida na Olimpíada Internacional Smeta, evento educacional que propõe desafios adaptados a diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento. A iniciativa busca estimular o interesse pela matemática por meio de atividades que envolvem lógica e pensamento analítico.
No país, a olimpíada é representada pela Amplexo, que acompanha estudantes com indicativos de altas habilidades e organiza a participação em avaliações e atividades acadêmicas.
Segundo a mãe, Amanda Garcia, a prova foi realizada de forma monitorada e individual. “O resultado nos surpreendeu porque é uma olimpíada totalmente monitorada, que ela fez sozinha. Quando recebemos a notícia de que ela ficou com a medalha de bronze, fizemos uma festa. Ela só tem 4 anos e vibramos muito com todo esse conhecimento”, afirmou ao Correio.
Leia mais notícia boa:
- Brasileiro superdotado de 8 anos conquista medalha em olimpíada internacional de ciência
- Brasileiro de 15 anos é ouro na Olimpíada de Astronomia nos EUA
- Brasileira de 12 anos vence olimpíada internacional de matemática
Desenvolvimento precoce
De acordo com a família, o desenvolvimento cognitivo de Pietra começou a ser percebido ainda no primeiro ano de vida. A criança deu os primeiros passos aos nove meses e demonstrava capacidade de manter a atenção em atividades por períodos prolongados.
Com 1 ano e dois meses, já havia memorizado o alfabeto em português e inglês, iniciando o processo de leitura nos dois idiomas pouco tempo depois.
A participação em atividades educativas e desafios acadêmicos passou a fazer parte da rotina à medida que as habilidades foram sendo identificadas.
Recorde brasileiro de soletração
Em 2024, Pietra teve um resultado homologado pelo RankBrasil após soletrar 32 palavras em um minuto, marca registrada como recorde nacional na categoria.
Entre as palavras apresentadas, havia termos com diferentes níveis de complexidade: duas dissílabas, 19 trissílabas e 11 polissílabas, incluindo uma com seis sílabas. O tempo médio de soletração foi calculado em cerca de 1,8 segundo por palavra.
Uma gênia!

Polilaminina será distribuída pelo SUS, após aprovação da Anvisa, diz dra. Tatiana Sampaio
Agricultor fura poço no quintal atrás de água e encontra possível reserva de petróleo
Repórter cadeirante entrevista Dra. Tatiana Sampaio sobre a polilaminina e abraço emociona; vídeo
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Idosa impedida de estudar pelo marido entra na universidade aos 65 anos: “uma alegria”
João Gomes faz homenagem à doutora Tatiana da polilaminina em show no Rio; vídeo
Príncipe William mandou R$ 7 milhões para reflorestar a floresta Amazônica
Paraplégico fica de pé pela primeira vez 1 mês após injeção da polilaminina; vídeo
Vacina contra dependência de crack e cocaína: Brasil vai começar testes em humanos
Deputada pede afastamento dos desembargadores que inocentaram homem de 35 que abusou de menina de 12