Só Notícia Boa
Comercial

Brasileira superdotada de 5 anos é ouro em olimpíada internacional de matemática em Singapura

Rinaldo de Oliveira
07 / 11 / 2026 às 10 : 40
A brasileira Pietra Garcia, da Bahia, conquistou ouro na olimpíada internacional de Matemática, em Singapura. É a 14ª medalha da garotinha. - Foto: Arquivo Pessoal
A brasileira Pietra Garcia, da Bahia, conquistou ouro na olimpíada internacional de Matemática, em Singapura. É a 14ª medalha da garotinha. - Foto: Arquivo Pessoal

Uma pequena brasileira de apenas 5 anos é ouro na olimpíada internacional de matemática. A baiana Pietra Garcia, identificada com altas habilidades e superdotação, conquistou medalha em Singapura. Ela alcançou a 14ª colocação mundial em sua categoria e ficou em terceiro lugar entre os brasileiros participantes.

E não é a primeira conquista da menina! Como mostrou o Só Notícia Boa no início do ano, Pietra acumula 14 medalhas em competições acadêmicas de matemática, ciências, astronomia, pensamento computacional e língua portuguesa. O novo ouro foi conquistado em uma prova realizada em outubro e teve o resultado divulgado nesta semana.

A mãe, Amanda Garcia, comemorou o desempenho da filha, que competiu na categoria K2, na qual, segundo a família, também havia crianças de 7 e 8 anos. “Para nós, é uma alegria enorme ver uma criança como Pietra, tão pequena, alcançar um resultado como esse em uma competição internacional”, disse ao jornal Correio.

Comercial

De bronze a ouro em um ano

A evolução de Pietra impressiona. Em fevereiro deste ano, quando tinha apenas 4 anos, ela conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Internacional Smeta, uma competição que estimula o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas.

Agora, poucos meses depois, a menina chegou ao ouro em outra competição internacional.

Segundo a mãe, Pietra fez a prova sem ajuda, sob a fiscalização de duas câmeras: uma do computador e outra posicionada para registrar todo o ambiente. “A conquista de Singapura tem um significado muito especial porque é uma olimpíada internacional que reúne crianças de diferentes países do mundo”, contou Amanda.

Leia mais notícia boa

Recorde brasileiro aos 2 anos

A inteligência precoce de Pietra chamou a atenção da família desde os primeiros meses de vida. Ela começou a andar aos 9 meses e, com apenas 1 ano e 2 meses, já havia memorizado o alfabeto em português e inglês.

Pouco tempo depois, começou a ler nos dois idiomas. Em 2024, quando tinha apenas 2 anos, a menina entrou para o RankBrasil ao estabelecer um recorde nacional de soletração: conseguiu soletrar 32 palavras em apenas um minuto, uma média de 1,8 segundo por palavra.

Entre as palavras que soletrou, havia até uma com seis sílabas. O feito foi reconhecido pela organização brasileira que registra recordes nacionais.

A alegria da família

Para a família, as medalhas representam também as oportunidades que Pietra está tendo para desenvolver as habilidades.

“Nós ficamos muito felizes em ver que ela está encontrando as oportunidades para crescer, aprender e compartilhar suas conquistas”, afirmou Amanda.

A brasileira Pietra Garcia, da Bahia, conquistou ouro na olimpíada internacional de Matemática, em Singapura. É a 14ª medalha da garotinha. - Foto: Arquivo Pessoal
A brasileira Pietra Garcia, da Bahia, conquistou ouro na olimpíada internacional de Matemática, em Singapura. É a 14ª medalha da garotinha. – Foto: Arquivo Pessoal
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial