Festival de Inverno resgata raízes e atrai jovens

Fotos: divulgação
Da redação do SóNotíciaBoa, com colaboração de Ricardo Mignone
Marataízes, uma cidade jovem no sul do Espírito Santo, emancipada há apenas 17 anos, quer recuperar sua identidade, harmonia e voltar a ser a Pérola Capixaba. Isso começa pela juventude.
O 1º Festival de Inverno da cidade, ocorrido neste fim de semana, priorizou a cultura de alto nível e deixou de lado atrações duvidosas.
Teve shows de música erudita, e de MPB com Oswaldo Montenegro e Wilson Sideral, além de artistas regionais.
Na pracinha da Barra, um bairro da cidade, apresentam-se grupos de jongo, Folia de Reis e de congo, um coral de saxofones, circo e também workshops de instrumentos musicais, como violão, cavaquinho e sax.
Teve ainda poesia, em recitais, palestras literárias, aulas de gastronomia e feiras de agricultura familiar e de pesca artesanal.
E pra quem pensa que o povo não gosta de qualidade, a pracinha ficou lotada, principalmente de jovens e de crianças.
Uma semente que está sendo plantada para o futuro.

Mudança
O marasmo cultural das últimas 3 décadas em Marataízes prejudicou a cidade.
Depois de ser um dos principais destinos turísticos da Região Sudeste, isso nas décadas de 70 e 80, a cidade entrou em decadência.
A cultura popular, como as bandas de jongo e a Folia de Reis, deram lugar a shows com trios elétricos e a musicas de apelo sexual e, muitas vezes fazendo até apologia a crimes, como tráfico de drogas.
A consequência disso foi a estagnação do turismo e, consequentemente da economia local.
Política positiva
Em uma coligação inimaginável nos tempos atuais, unindo o PSDB ao PT, o prefeito tucano Jander Nunes Vidal, o “Dr. Jander”, se reelegeu em 2012, tendo como vice o petista Robertino Batista da Silva, popularmente conhecido como “Tininho”.
Acusado de diversas irregularidades, Jander foi afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça (TJES) em meados de 2013.
De lá pra cá, o prefeito interino Tininho, homem da roça, de origem humilde, vem tentando mudar o jeito de administrar a cidade.
Ele dá prioridade ao incremento do turismo e da cultura, mas sem esquecer áreas igualmente prioritárias como a saúde, a educação e a segurança pública.
Tininho reativou o Motofest, encontro regional de motociclistas, incentivou manifestações populares, como concurso de quadrilhas juninas, e implementou diversos cursos profissionalizantes no município.
“Hoje nossa cidade está vivendo um momento importante, não é somente mais uma festa, é simplesmente a busca pelo redescobrimento da pérola capixaba”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Philipe Verdan.
Da redação do SóNotíciaBoa