Sonda acha montanhas de gelo em Plutão

Foto: Reuters/Nasa
Plutão tem montanhas feitas de gelo que são tão altas como as Montanhas Rochosas nos Estados Unidos.
É o que revelam imagens da sonda New Horizons, da Nasa, divulgadas nesta quarta-feira, 15.
As fotos também mostram sinais de atividade geológica em Plutão e sua lua Caronte.
Cientistas apresentaram as primeiras imagens capturadas pela sonda New Horizons durante sobrevoo histórico sobre o planeta anão.
O cientista John Spencer disse que uma imagem da superfície de Plutão mostra que a área foi transformada por um processo geológico – como o vulcanismo – nos últimos 100 milhões de anos.
“Não encontramos nenhuma imagem de cratera de impacto. Isso significa que deve ser uma superfície muito jovem”, disse.
Essa geologia ativa precisa de uma fonte de calor. Isso só havia sido visto antes em luas geladas, onde pode ser explicado pelo “aquecimento de marés” causada por interações gravitacionais com o planeta principal.
“Você não precisa de aquecimento de marés para dar força a aquecimentos geológicos em corpos de gelo. Essa é uma descoberta importante que fizemos nesta manhã”, disse Spencer.
A mesma imagem mostra montanhas no limite da região que chegam a 3.300 metros de altura – e que foram compradas pelos cientistas às Montanhas Rochosas nos Estados Unidos.
John Spencer disse que o metano e o nitrogênio gelados que revestem a superfície de Plutão não eram fortes o suficiente para formar montanhas, então elas seriam provavelmente formadas pela base de rochas, água e gelo de Plutão.