Óleo de Baru faz perder 5 cm de barriga em 2 meses

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Óleo de Baru faz perder 5 cm de barriga em 2 meses
Foto: Divulgação

Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa

Você já ouviu falar no óleo de Baru?

Aprovado pela Anvisa como alimento funcional, o óleo possui propriedades nutricionais, antioxidantes e pode fazer perder 5 centímetros de barriga em 2 meses, segundo estudo da Universidade Federal de Goiás. (veja abaixo)

Benefícios

Extraído da semente da castanha de baru, o produto possui propriedades nutricionais por ser rico em ácidos graxos – ômega 3, ômega 6 e ômega 9 –  proteínas, fibras, além de ser fonte de minerais, como cálcio, ferro e zinco.

O baru aumenta a atividade das enzimas antioxidantes e desempenha papel importante na redução do estresse, um dos principais agente causadores do ganho de peso.

Com propriedade sacietógena, tão grande quanto a chia, o produto desempenha ação cardioprotetora, uma vez que promove a redução do colesterol LDL e aumento nos níveis do colesterol HDL, o chamado bom colesterol.

“Quando nosso laboratório de pesquisa e desenvolvimento teve contato com a semente de baru, ficamos impressionados com a qualidade nutricional oferecida pelo alimento. Os índices de lipídios, fibras, ferro e cálcio foram os que mais impressionaram. Imediatamente tivemos a certeza de que essa semente mudaria a qualidade nutricional dos brasileiros”, destaca Patrícia Lopes, nutricionista da Global Suplementos.

O estudo

Um estudo realizado na Universidade Federal de Goiás avaliou o efeito do consumo de baru em mulheres com excesso de peso.

As 46 voluntárias foram divididas randomicamente em dois grupos, sendo que um consumiu 20g de castanha de baru e outro de 800 mg de maltodextrina, suplemento de carboidrato complexo, ao dia.

A pesquisa teve duração de oito semanas e foram analisadas a composição corporal (peso, IMC, massa livre de gordura, percentual de gordura corpórea), pressão arterial, concentrações de colesterol total, dentre outros índices.

Os dois grupos apresentaram redução no IMC, massa corporal total e circunferência da cintura.

Contudo, o grupo de consumiu a castanha de baru teve uma redução de circunferência de cintura quase 2 vezes (1,7 vezes) maior que o grupo que consumiu maltodextrina.

Isso significa uma redução de 5.5 cm de cintura e 1.5kg de gordura, além é claro de ter registrado maior redução de peso.

A conclusão mostrou que o baru aumenta a atividade das enzimas antioxidantes, melhora o perfil lipídico e reduz a adiposidade em mulheres obesas.

Vendas

Um destes produtos já  foi registrado e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2014, e promete ser um companheiro para quem quer perder peso e suplementar a alimentação com nutrientes funcionais.

A empresa Global Suplementos pretende estar com o Óleo de Baru em milhares pontos comerciais até o final do ano, fazendo o produto atingir o país inteiro.

O produto está à venda na internet, em sites especializados em suplementação e alimentação funcional e no aqui no site da Natue