Festival de leitura leva carinho a idosos e crianças doentes

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.
Eles leem histórias gratuitamente para idosos, em asilos, para bebês cegos e crianças especiais em hospitais.
Fazem rodas de histórias e cantigas e oficinas com a participação de escritores, ilustradores e contadores de história.
Falamos do Festival Itinerante de Leitura UniDuniLer Todas as Letras, que já se prepara para a terceira edição, agora em 2016 e promete repetir a dose de alegria e inclusão.
É um trabalho divertido e ao mesmo tempo sério, porque ajuda pessoas marginalizadas: cerca de 2 mil por ano em 20 cidades do Distrito Federal.
No caso dos idosos que já com a visão prejudicada a leitura partilhada ajuda a puxar o fio das memórias e retoma a autoestima.
Ideia
A criação é da jornalista e escritora Alessandra Roscoe, que também coordena os trabalhos.
“Trago escritores, ilustradores, mediadores de leitura de várias regiões do país e até de fora e juntos percorremos creches, asilos, hospitais levando livros, literatura, histórias e afeto”, contou em entrevista ao SóNotíciaBoa.
A intenção é das mais nobres: “Partimos dos livros e queremos com a beleza da literatura tocar os seres humanos a quem nos dirigimos”.
Nova edição
O Festival foi aprovado de novo para acontecer em 2016: “Estou finalizando a edição 2015 para dar início à produção dos eventos de 2016”, revelou Roscoe.
O UniDuniLer Todas as Letras tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.
Veja o carinho e a alegria dos encontros:
https://youtu.be/Y3FMvmZ8AXs