Tinta térmica da Nasa economiza energia elétrica em casa

Uma tinta desenvolvida pela NASA é capaz de reduzir o consumo de energia elétrica em 60% em casas, indústrias e comércios.
A tinta, à base de água e micro-esferas ocas de vidro, é térmica, reflexiva, que pode refletir 99% dos raios solares.
Hoje existem várias empresas brasileiras que fabricam ou comercializam uma tinta térmica.
Dependendo do fabricante a composição da tinta pode mudar, mas essa tinta possui microesferas de cerâmica ou vidro ocas que prometem diminuir a temperatura interna da casa.
Ela é tida como a mais barata das soluções utilizadas nas obras de isolamento térmico.
A nova tinta tem propriedades semelhantes às convencionais e custa a metade do preço das espumas de poliuretano.
O efeito térmico dura cerca de cinco anos e a aplicação pode ser feita pelos proprietários.
O material pode ser aplicado em qualquer superfície, mas o efeito é intensificado quando a tinta é utilizada para revestir os telhados das construções, já que a parte superior recebe maior incidência dos raios solares.
No começo, os cientistas da NASA criaram a tinta térmica para ser aplicada em aeronaves, navios e tubulações, para diminuir o calor dentro destas estruturas.
Porém, a solução passou a ser comercializada em lojas de construção nos EUA e rapidamente se popularizou, já que a tinta térmica é mais barata e sustentável do que a espuma de poliuretano, material derivado do petróleo usado na maior parte das obras de isolamento térmico.
Veja como é a aplicação:
Com informações do ArquiteteSuasIdeias

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Patrão doa empresa aos funcionários que a salvaram da falência: gratidão
Pix já está valendo em 8 países e é mais barato do que comprar com cartão de crédito; veja
Vendendo pastel, mãe feirante paga faculdade Medicina das 2 filhas, no Tocantins
INSS começa pagamento de benefícios de julho nesta segunda: veja o calendário
Filha salva sapataria do pai que estava fechando e agora jovens fazem fila na porta; vídeo
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo