Nova governadora corta seu salário pela metade e aumenta creches

Esta é da série #AprendeBrasil.
A recém-eleita governadora de Tóquio chegou “chegando”, como se diz. Yuriko Koike anunciou que vai reduzir o próprio salário pela metade, como prometeu na campanha.
Hoje um governador de Tóquio tem direito a um salário mensal de 1,46 milhão de ienes, aproximadamente R$ 46,5 mil, incluindo bônus de inverno e de verão. Koike deverá receber algo em torno de R$ 23 mil por mês.
Ela tomou a decisão para ajudar a salvar o dinheiro dos contribuintes. O decreto-lei que regula seu salário irá expirar quando seu mandato terminar.
A governadora eleita na semana passada anunciou também um plano para aumentar o número de creches na capital japonesa.
O número de crianças em lista de espera chegou a 8.466 em 1º de abril, o mais alto entre as principais cidades do país e 652 a mais em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
3,5 bilhões
Para resolver o problema, Koike fez uma proposta de orçamento adicional no valor de 12,6 bilhões de ienes, aproximadamente R$ 401,2 milhões, para a criação de novos centros de cuidados infantis na Região Metropolitana de Tóquio.
O orçamento total para apoiar as famílias com filhos pequenos terá um total de 110 bilhões de ienes, aproximadamente R$ 3,503 bilhões.
Sob o orçamento suplementar, que Koike chama de “o primeiro passo” para resolver o problema da escassez de creches, 5.000 vagas serão adicionados à meta anterior de 12.000, elevando assim a meta para 17.000 novas vagas.
O projeto inclui também incentivos para os proprietários de imóveis desocupados, que somam em torno de 82.000, em Tóquio, para permitir o estabelecimento de tais instalações.
Koike explicou ainda que alguns imóveis de propriedades do governo metropolitano também poderão ser usados para abrigar novas instalações.
O plano inclui ainda prestar assistência aos operadores de centros de cuidados infantis e facilitar as regulamentações para estabelecer novas instalações.
A proposta será submetida à Assembleia de Tóquio no fim do mês.
“As medidas de assistência são destinadas a ajudar a população de Tóquio a equilibrar o trabalho com a vida familiar, declarou Koike.
“Eu acredito que é uma questão de urgência,” acrescentou a governadora em referência à criação de novas instalações.
A intenção da governadora é que os resultados positivos de seu plano surjam o mais rápido possível, dentro do atual ano fiscal, que termina em março de 2017.

Hino Nacional Brasileiro é eleito o mais bonito da Copa pelo The New York Times
Vacina contra HPV zera mortes de jovens por câncer de colo de útero na Inglaterra, revela estudo
Menudo anuncia turnê de 50 anos e diz que grupo virá ao Brasil; vídeo
Shakira revela segredo para manter aparência tão jovem aos 49 anos
Planta rara volta à natureza depois de ficar à beira da extinção e anima ambientalistas
Empresa troca cortadores de grama por ovelhas e conquista clientes; em paz e sustentável
Piso salarial de professores da educação básica agora é de R$ 5.130; sancionado pelo presidente
Ator escolhido para viver Gilberto Gil em musical de Falabella se emociona ao conhecer Gil; vídeo
Sem asfalto nem postes de luz, Jericoacoara é eleita 2 vezes entre as praias mais bonitas do mundo
Menino que desenhou álbum da Copa ganha camisa da Seleção e o sonhado álbum; vídeo