Menina de 9 anos emociona com discurso contra tensão racial

O discurso emocionado de uma menina de 9 anos chamou a atenção do mundo para a tensão racial nos EUA.
Zianna Oliphant, de 9 anos, roubou a cena durante uma assembleia na cidade de Charlotte, no Estado americano da Carolina do Norte, na noite de segunda-feira. (vídeo abaixo)
Ela fez um discurso durante a sessão, que tinha na plateia a prefeita Jennifer Roberts e o chefe local de polícia, Kerr Putney.
Sua intervenção ocorreu depois de um acalorado debate, no qual moradores pediram a renúncia de ambos.
A reunião tinha sido convocada para tentar acalmar os ânimos em Charlotte, que foi palco de violentos protestos depois da morte de um homem negro, Keith Lamont Scott, por um policial negro, na semana passada.
Mas a menina puxou as orelhas dos adultos:
“Somos pessoas negras e não deveríamos ter que sentir este tipo de coisa”, declarou a menina, entre lágrimas.
A mãe de Zianna, Precious, disse que o discurso não tinha sido planejado.
“Tudo o que queremos são direitos iguais. Queremos ser tratados da mesma maneira que outras pessoas”, disse Zianna em entrevista à rede NBC no dia seguinte à assembleia.
“Eu estava nervosa e decidi pedir a palavra e dizer às pessoas o que sentia”, disse a menina.
O vídeo de seu discurso viralizou rapidamente, com celebridades e veículos de imprensa compartilhando o material.
Colin Kaepernick, jogador de futebol americano que tem despertado polêmica por protestar contra a violência policial se recusando a levantar durante a execução do hino americano antes dos jogos, compartilhou o vídeo em sua conta no Instagram.
“Eu não tenho palavras para descrever o quão doloroso é assistir a isso”, escreveu Kaepernick.
Assista:
Com informações da BBC

Mulher que salvou brasileira de estupro em trem será condecorada em Paris
Sai ranking das melhores cafeterias; tem 7 brasileiras na lista
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Uso da energia limpa supera o do carvão pela 1ª vez na história
Idoso de 95 anos cria fã-clube de Taylor Swift em casa de repouso
Homens se unem para resgatar três baleias encalhadas em praia; vídeo
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo