Policiais dão aula de violão para jovens de bairros violentos

Policiais militares estão fazendo um trabalho revolucionário, uma mudança de cultura com jovens que moram em bairros com altos índices de violência de Fortaleza, no Ceará.
Eles dão aulas de violão, fé e cidadania para 300 crianças de 8 a 18 anos. Segundo o idealizador, o soldado Denis Holanda, durante as primeiras aulas é possível quebrar a imagem de que a polícia só tem repressão e truculência.
“Queremos mostrar o policial como referência, para que deixem de admirar a imagem de um traficante”, diz o soldado Denis, que também faz ronda na região.
“O objetivo é falar de Deus, princípios, educação e comportamento, para que eles se aproximem da gente e tentar diminuir a criminalidade nessas áreas”, explica Denis.
As aulas são dadas por Denis, o soldado Milanez e o Cabo Ângelo, lotados na Messejana, com o apoio do Comandante Capitão Camilo Filho, que autoriza a participação deles no projeto.
As aulas
O projeto funciona nos bairros Tancredo Neves, Barroso e Edson Queiroz.
Os policiais dão aulas uma vez por semana em cada bairro. As reuniões são em associação de moradores e igrejas.
“Atuamos na prevenção e ostensividade. Nas folgas, a gente dá aulas de violão”, explica Denis.
O projeto existe há seis anos e tem dado resultados positivos, como os de jovens que avisaram aos policiais que iriam parar de frequentar as aulas porque finalmente conseguiram um emprego.
“Queremos retirar as crianças de uma situação de risco e fazer com que eles virem cidadãos”, destaca.
A ideia
“Tive essa ideia com o Milanez, quando a gente entrou na polícia. No início do Ronda falava-se sobre uma polícia comunitária, para se aproximar do cidadão. Nós queríamos fazer isso”, explica o PM.
O projeto tem apoio do Governo do Estado, que já doou violões para serem usados nas aulas e também permite que os policiais atuem no projeto paralelo como oficiais.
“O violão é só um caminho pra poder chegar a eles”, indica.
Todos os gastos são rateados entre a equipe.
Com informações da TribunaDoCeará

Mulher que ficou 3h agarrada a poste na enxurrada de MG reabre restaurante e agradece a Deus
Menino que corria descalço ganha tênis novo, vence corrida e emociona no MA; vídeo
Motorista para o ônibus e ajuda mulher cega a encontrar parente na rua; gentileza
Coletores salvam cachorrinho que estava no lixo, segundos antes da compactação: ele foi adotado
Médico viraliza com presentes simples e carinhosos que ganha de pacientes da roça; vídeo
Faisão raro que não era visto há 20 anos volta à natureza com ajuda humana
Ozempic ajuda a diminuir dependência em drogas, revela estudo
Gatinho invade balé de Romeu e Julieta e transforma final trágico em momento fofo; vídeo
Faxineiro se forma em Medicina e emociona ao dizer: “o faxineiro venceu”; vídeo
Bonnie Tyler acorda do coma, está consciente e agradece carinho dos fãs
Mãe descobre gravidez na hora do parto: achou que era pedra nos rins; vídeo