Policiais dão aula de violão para jovens de bairros violentos

Policiais militares estão fazendo um trabalho revolucionário, uma mudança de cultura com jovens que moram em bairros com altos índices de violência de Fortaleza, no Ceará.
Eles dão aulas de violão, fé e cidadania para 300 crianças de 8 a 18 anos. Segundo o idealizador, o soldado Denis Holanda, durante as primeiras aulas é possível quebrar a imagem de que a polícia só tem repressão e truculência.
“Queremos mostrar o policial como referência, para que deixem de admirar a imagem de um traficante”, diz o soldado Denis, que também faz ronda na região.
“O objetivo é falar de Deus, princípios, educação e comportamento, para que eles se aproximem da gente e tentar diminuir a criminalidade nessas áreas”, explica Denis.
As aulas são dadas por Denis, o soldado Milanez e o Cabo Ângelo, lotados na Messejana, com o apoio do Comandante Capitão Camilo Filho, que autoriza a participação deles no projeto.
As aulas
O projeto funciona nos bairros Tancredo Neves, Barroso e Edson Queiroz.
Os policiais dão aulas uma vez por semana em cada bairro. As reuniões são em associação de moradores e igrejas.
“Atuamos na prevenção e ostensividade. Nas folgas, a gente dá aulas de violão”, explica Denis.
O projeto existe há seis anos e tem dado resultados positivos, como os de jovens que avisaram aos policiais que iriam parar de frequentar as aulas porque finalmente conseguiram um emprego.
“Queremos retirar as crianças de uma situação de risco e fazer com que eles virem cidadãos”, destaca.
A ideia
“Tive essa ideia com o Milanez, quando a gente entrou na polícia. No início do Ronda falava-se sobre uma polícia comunitária, para se aproximar do cidadão. Nós queríamos fazer isso”, explica o PM.
O projeto tem apoio do Governo do Estado, que já doou violões para serem usados nas aulas e também permite que os policiais atuem no projeto paralelo como oficiais.
“O violão é só um caminho pra poder chegar a eles”, indica.
Todos os gastos são rateados entre a equipe.
Com informações da TribunaDoCeará

Moça se emociona ao libertar passarinho que salvou e cuidou; vídeo
Médica do Samu salva vida de bebê engasgado graças a viatura com pneu furado; vídeo
Heróis salvam mãe e filha que afundavam na areia e não conseguiam sair
Pais de alunos dão carro novo para guarda que atravessa crianças na rua; o dela quebrou
Vaquinha arrecada US 1 milhão para idoso entregador se aposentar; vídeo
Rezador faz cavalo doente ficar de pé, voltar a comer e vídeo impressiona as redes; assista
Caramelo protege cuidadora que passou mal; não queria que fosse levada pelo Samu; vídeo
‘Homem-Aranha: Um Novo Dia’: divulgado novo trailer do filme com Tom Holland e Zendaya
Rock in Rio anuncia grade principal para os dias 4 e 5 de setembro; Renato Russo será homenageado
Elis Regina faria 81 anos; veja a vida, sucessos, amores e grandes compositores ela lançou
Mortalidade infantil caiu no Brasil: é a menor em 34 anos, diz Unicef
Cláudia Rodrigues surpreende e aparece de pé, sem cadeira de rodas, em prêmio no Rio; vídeo