Só Notícia Boa
Comercial

Praia acessível realiza sonho de mil pessoas com deficiência

Só Notícia Boa
28 / 11 / 2016 às 00 : 00
|
|

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Brasileiros com deficiência e baixa mobilidade, que sonhavam em ir à praia, tomar banho de mar e sentir a areia nos pés, estão conseguindo viver esses prazeres.

Depois do Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Pernambuco, agora o Projeto Praia Acessível realiza sonhos nos Ceará.

Comercial

Em 8 meses de projeto, completados esta semana, mais de mil pessoas com algum tipo de deficiência foram atendidas gratuitamente em Fortaleza.

“É totalmente gratuito e sem burocracia. Chegou, usou”, garantiu o coordenador do projeto Luiz Carlos Machado, em entrevista ao SóNotíciaBoa.

Experiência única

Dona Ana, de 81 anos, tem Alzheimer e mobilidade reduzida. Este ano ela reviveu sensações e relembrou momentos da juventude por alguns minutos.

Acomodada em uma das cadeiras anfíbio do Projeto Praia Acessível, ela queria apenas admirar a imensidão do mar e a beleza das ondas.

Timidamente pediu para chegar mais perto… e deu um sorriso aos instrutores que lhe acompanhavam, sinalizando que queria entrar no mar.

A filha deela, a costureira Djana, acompanhou tudo e se emocionou.

“É uma alegria a mais para ela, e pra gente uma realização de vê-la feliz. Nós não saímos muito de casa. Ela gostava do mar, mas por causa dos problemas da saúde, ficou sem vontade de sair de casa. Sempre insistimos para trazê-la, mas agora deu certo”, disse.

Bruno, 24 anos, que perdeu os movimentos das pernas após ser atingido por uma bala perdida há três anos, só conseguia chegar até a faixa de areia.

Agora ele pode sentir a onda quebrando sob ele e admirar o litoral de dentro d’água.

“É uma sensação inexplicável. Sinto-me vivo, relaxado e esqueço os problemas quando sou abraçado pelo mar”, falou.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O projeto

Para atender à população, o Projeto Praia Acessível de Fortaleza tem cadeiras anfíbias modernas e uma equipe especializada de bombeiros, guarda vidas, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos e técnicos da secretaria de turismo.

O projeto funciona no Aterrinho da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema.

“No período de baixa estação trabalhamos de quarta a domingo das 09H00 as 14H00, em dezembro e janeiro vamos funcionar todos os dias da semana no mesmo horário”, lemboru Luiz Carlos Machado.

Da redação do SóNotíciaBoa

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial