Ressonância confirma: comer salmão protege contra Alzheimer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ressonância confirma: comer salmão protege contra Alzheimer
Foto: Shutterstock - Ressonância Magnética -mostra o fluxo sanguíneo

O poder do salmão foi comprovado cientificamente.

Pela primeira, vez exames cerebrais mostram que comer salmão, cavala e sardinhas previne a doença de Alzheimer.

Os ácidos graxos ômega-3, encontrados no peixe oleoso, fazem aumentar a circulação de sangue nas regiões cerebrais que controlam a memória e aprendizagem – destruídas pelo distúrbio neurológico.

As pessoas que comem peixe oleoso também têm melhor compreensão de novas informações, ou seja, aprendem mais fácil, acrescenta o estudo.

O estudo

Os cientistas da Amen Clinics, na Costa Mesa, California, EUA,  fizeram ressonâncias magnéticas cerebrais em 166 pessoas de uma clínica de referência psiquiátrica.

As varreduras determinam a atividade cerebral medindo o fluxo sanguíneo.

Os participantes foram categorizados em dois grupos, dependendo do consumo de ômega-3.

A pesquisa registrou 128 regiões do cérebro, enquanto eles realizavam várias tarefas de computador medindo as habilidades mentais.

Os pesquisadores também detectaram os níveis sanguíneos de omega-3 dos participantes e avaliaram a saúde mental e emocional usando testes padrão.

Principais conclusões

Os resultados, publicados no Journal of Alzheimer’s Disease, mostraram que as pessoas com níveis elevados de ômega-3 têm mais sangue fluindo para as regiões cerebrais associadas à memória e aprendizado.

Eles também são melhores na aquisição e compreensão do conhecimento e que a saúde mental e emocional é mais forte naqueles com altos níveis de omega-3.

“Esta é uma pesquisa muito importante, porque mostra uma correlação entre os baixos níveis de ácidos graxos ômega-3 e redução do fluxo sangüíneo cerebral para regiões importantes para a aprendizagem, a memória, depressão e demência”, disse o professor Daniel Ame, líder do estudo.

O co-autor, professor William Harris, da Universidade de Dakota do Sul, explica: “Embora tenhamos uma evidência considerável, os níveis de omega-3 estão associados a uma melhor saúde cardiovascular.”

Mude a dieta

O professor George Perry, da Universidade do Texas em San Antonio explica que o o estudo indica que uma simples mudança na dieta pode causar um impacto favorável na função cognitiva.

Com informações Daily Mail