Suíça cria coração de silicone: bate como o humano

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Suíça cria coração de silicone: bate como o humano
Foto: reprodução / ETHZurich / Mashable

Cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, criaram um coração de silicone que funciona como o humano. (assista abaixo)

Diferente dos corações artificias existentes, este é oco e macio, características possíveis porque ele é impresso em 3D.

O coração de silicone “que bate” saiu no periódico “Artificial Organs”.

Nos testes, o órgão artificial foi capaz de bombear um líquido similar ao sangue humano.

Porém ele ainda precisa ser aprimorado. O coração criado suporta apenas 3 mil batidas, o que corresponde a apenas meia hora de funcionamento. Depois disso, o material não é mais capaz de manter a pressão.

“O nosso objetivo é desenvolver um coração artificial que tenha praticamente o mesmo tamanho do órgão do paciente e que imite o coração humano o mais próximo possível em forma e função”, disse Nicholas Cohrs, estudante de doutorado que desenvolveu o coração artificial.

Ele conta que o coração de silicone foi criado com os ventrículos esquerdo e direito, porém eles não são separados pelo septo interatrial, mas por uma câmara adicional, capaz de bombear o sangue, substituindo a contração muscular.

“É um monobloco de silicone com estrutura interna complexa”. explicou Cohrs, sobre a réplica do órgão que pesa 390 gramas com volume de 679 centímetros cúbicos.

“Este foi apenas um teste de viabilidade. Nosso objetivo não era apresentar um coração pronto para ser implantado, mas pensar numa nova direção para o desenvolvimento de corações artificiais”.

Agora, o próximo passo é fortalecer o material e a performance, para que ele dure por mais tempo.

A ideia é que o coração de silicone seja usado como uma ponte, entre a falência do órgão do paciente e um transplante.

No mundo 26 milhões de pessoas esperam por um coração.

Com informações do Extra e Mashble