Asilo une idosos com Alzheimer e gatos sem lar: troca de amor

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Asilo une idosos com Alzheimer e gatos sem lar: troca de amor
Fotos: Catalina Springs Memory Care||

Sabe aquela história de troca de amor, onde um ajudar o outro?  Isso está acontecendo depois de uma ideia fantástica de unir idosos com Alzheimer – que moram em um asilo  – com cães e gatos abandonados – que vivem em um abrigo.

A ideia foi de Rebecca Hamilton, diretora de serviços de saúde da Catalina Springs, no Arizona, EUA.

Ela estava procurando uma maneira de combinar seu amor por animais – ela é voluntária na Pima Animal Care – com um programa para enriquecer a vida dos vovôs doentes do asilo. Os idosos precisam de carinho e os bichinhos de alguém que cuide e os alimente.

“Eu acho que houve hesitação no início, porque essas pessoas têm doença de Alzheimer, mas a perda de memória não apaga a capacidade de amar e nutrir”, disse Hamilton.

Pima Animal Care topou fazer o programa e Rebecca Hamilton levou inicialmente dois gatinhos que estavam saudáveis, mas magrinhos. Eles tinham que ser alimentados com mamadeiras a cada três horas durante 10 dias.

Resultado

Os gatinhos ganharam peso e muitos vovôs começaram a reagir à doença.

Trabalhar com os gatinhos trouxe de volta memórias para os moradores sobre seus próprios animais de estimação.

“Lembro-me de uma mulher que disse com muita confiança: “Eu posso fazer isso. Eu fiz isso antes com meu próprio gato “, disse Rebecca.”

Essas memórias ativam caminhos no cérebro e outras memórias começam a surgir.

“É terapêutico, mas acho mais do que desencadear memórias, é terapêutico ter algo para amar, segurar e abraçar e ser amado”

Fotos: Catalina Springs Memory Care

Fotos: Catalina Springs Memory Care

Se gostaram?

Rebecca conta que é difícil saber quem está gostando mais da companhia: se são os idosos ou os bichinhos.

O programa piloto entre a Catalina Springs Memory Care em Oro Valley e Pima Animal Care começou em outubro do ano passado.

“Foi inacreditável quanta alegria e luz essas duas pequenas “bolinhas de pelúcia” trouxeram para esta casa”, afirmou Rebecca Hamilton.

“Os moradores sabem que estão fazendo um trabalho importante e contribuem para sua comunidade, e isso é algo que essas pessoas não têm a chance de fazer com muita frequência”, concluiu.

Boa ideia pra ser copiada em qualquer parte do mundo, não acha?

Foto: Catalina Springs Memory Care

Foto: Catalina Springs Memory Care

Com informações do Today