Folhas de goiaba e pitanga melhoram cicatrização em 40%

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Folhas de goiaba e pitanga melhoram cicatrização em 40%
Foto: Reprodução

O chá de folhas de goiaba e pitanga pode reduzir quase pela metade o tempo de cicatrização das feridas.

É o que mostra uma pesquisa feita pela farmacêutica e pesquisadora Nilsa Sumie Yamashita Wadt, que iniciou há 10 anos faz estudos com pacientes na rede pública de saúde de Valinhos, no interior de São Paulo.

O resultado apontou que o uso do chá – passado sobre as feridas – reduz em 45% o tempo de cicatrização. (Veja abaixo como fazer)

A farmacêutica explica que as folhas tem dois compostos importantes.

“São dois compostos principais nas folhas dessas plantas [goiaba e pitanga]: os taninos, que servem como cicatrizantes e têm uma ação microbiana muito efetiva, e os flavonoides, que são anti-inflamatórios naturais”, explicou Nilsa.

O produto fitoterápico é aplicado há um ano em pacientes atendidos pelo Serviço Especializado em Lesões Vasculares (Selven), do Sistema Único de Saúde (SUS) e o período de tratamento caiu de 90 para 50 dias, em média

Nilsa, que é professora da Universidade Paulista – Unip, destaca que a proposta é que os pacientes façam uso do chá em casa, junto com o tratamento convencional.

O chá

De acordo com a pesquisadora, o chá deve ser feito com 10 folhas para cada litro de água.

“Ferva durante dois minutos, desligue e deixe o chá esfriar. Daí o paciente faz o banho, direto ou sobre uma gaze, durante 30 minutos.”

“Os pacientes têm tido uma boa aceitação, pois estão vendo que as feridas estão fechando com uma certa rapidez”, explicou a enfermeira Fernanda Cavalini.

Com informações do G1