Cientistas ativam células-tronco e fazem crescer cabelos

Boa notícia para calvos e carecas! Cientistas conseguiram finalmente estimular o crescimento de cabelos.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia – Ciências da Saúde de Los Angeles (UCLA) – anunciaram a descoberta de uma forma para ativar as células-tronco do corpo e assim produzir cabelos.
Os responsáveis pelo estudo, Heather Christofk e William Lowry, perceberam que quando os metabolismos das células-tronco do folículo piloso são estimulados com uma proteína chamada “lactato”, eles entram em um ciclo de crescimento de fios.
Ao contrário, sem o lactato, os folículos ficaram inativos e deixaram de produzir cabelos.
“Antes disso, ninguém sabia que aumentar ou diminuir o lactato teria um efeito nas células-tronco do folículo piloso”, disse Lowry.
“Uma vez que vimos como a alteração da produção de lactato nos ratos influenciou o crescimento do cabelo, isso nos levou a buscar medicamentos potenciais que poderiam ser aplicados à pele e ter o mesmo efeito”.
Duas drogas
A equipe experimentou então com duas drogas diferentes que, quando aplicadas na pele, permeiam as células-tronco do folículo capilar e estimulam o crescimento do cabelo.
Ambas as drogas usadas no estudo, UK5099 e JAK-Stat, revelaram sucesso notável.
Embora estes ainda sejam os ensaios pré-clínicos – ainda não testados em seres humanos – os pesquisadores estão ansiosos para desenvolver os tratamentos patenteados.
“Através deste estudo, nós adquirimos muita visão interessante sobre novas formas de ativar células-tronco”, disse Aimee Flores, o primeiro autor do estudo.
“A idéia de usar drogas para estimular o crescimento do cabelo através de células-tronco do folículo piloso é muito promissora, dado a quantidade de milhões de pessoas, homens e mulheres, que lidam com a perda de cabelo”.
“Eu acho que acabamos de começar a entender o papel crítico que o metabolismo desempenha no crescimento do cabelo e células-tronco em geral. Estou ansioso para a aplicação potencial dessas novas descobertas para perda de cabelo “, acrescentou.
Com informações do GNN

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara