Brasileira fica entre melhores do mundo em concurso de balé na Suiça

A bailarina brasileira Carolyne Freitas Galvão, de 17 anos, foi classificada entre as oito melhores do mundo na final da competição Prix de Lausanne 2018, na Suíça.
Com a classificação, a adolescente de Goiânia ganhou uma das oito bolsas para estudar durante um ano em alguma das 72 escolas e companhias parceiras ao redor do mundo.
“Este concurso é muito importante, ele abre as portas do mundo inteiro. Estou em dúvida entre o English National Ballet e o Boston Ballet”, disse a dançarina à RFI.
Carolyne Freitas Galvão estuda no Instituto Tecnológico de Goiás – Basileu França.
Durante sua participação, nos dias 28 de janeiro a 4 de fevereiro, Carolyne Galvão foi avaliada pelo público de vários países por meio da internet.
A partir dessa votação, ela também ganhou o Prêmio da Audiência Pública por ser a mais bem votada.
Neste ano, a organização do Prix recebeu cerca de 380 participantes, de 38 países. Desse total, 78 candidatos foram selecionados para a etapa final realizada na Suíça.
“Isso é muito importante para mim, saber que as pessoas gostaram de mim”, disse a jovem bailarina.
História
Carolyne foi a Lausanne pela segunda vez. A primeira foi há dois anos, quando tinha apenas 15 anos.
Desta vez ela dançou trechos de “Grand Pas Classique”, de Victor Gsovsky, do balé tradicional, e “Chroma”, coreografia contemporânea de Wayne McGregor.
Mas o sonho da jovem bailarina, entre os clássicos, é dançar o papel principal de “Don Quixote” ou “Lago dos Cisnes”.
Carol Galvão faz parte do corpo do Balé do Teatro-Escola Basileu França desde 2012.
Em julho, a bailarina brasileira e a coordenadora do Curso de Dança do Basileu, Simone Malta, estarão em outro concurso internacional, desta vez na Bulgária.
O concurso
Criado em 1973, o Prix de Lausanne é um concurso internacional anual para jovens com idades entre 14 e 19 anos.
O objetivo é descobrir, promover e ajudar os melhores talentos nessa faixa etária.
Este ano, 74 jovens bailarinos participaram da competição, incluindo três do Brasil.

Mega da Virada é lançada e prêmio recorde chega a R$ 850 milhões; veja como jogar
Menina com câncer ganha festa de 15 anos do hospital; vídeo viralizou
Cirurgião brasileiro opera paciente a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Amizade improvável entre menino e bem-te-vi encanta as redes; vídeo
Brasil lança guia para livrar galinhas de confinamento na indústria hoteleira e de alimentos
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo