Aluna com gravidez de risco defende TCC em casa

Professores solidários e compreensivos! Eles deixaram uma aluna com gravidez de risco defender o TCC dela em casa.
O caso aconteceu na UFPA – Universidade Federal do Pará – na última sexta-feira, 2.
A beneficiada foi a professora paraense Ceciane Reis, moradora da cidade marajoara de Muaná, a 84 km da capital, Belém.
Ela é aluna do curso de Língua Portuguesa na UFPA e ficou grávida no último ano da licenciatura.
Às vésperas de defender seu TCC, o bebê prematuro nasceu e Ceciane ficou impossibilitada de finalizar suas atividades acadêmicas em Belém, onde todos de sua turma defenderiam a tese final.
Desesperada com a possibilidade de não se formar junto com seus colegas e assim ter que adiar o término de seu curso, Ceciane recebeu uma ajuda fundamental de seus professores.
Os docentes da UFPA ligados ao Plano Nacional de Formação Docente (Parfor) – que formavam a banca avaliadora de Ceciane – decidiram:
Se a aluna não poderia ir até Belém, toda a banca iria até a casa dela. E foi assim que aconteceu a defesa de seu TCC. O sonho de uma vida foi defendido em casa e de maneira notável.
A ideia
“A ideia surgiu da coordenação do PARFOR letras da UFPA junto de minha orientadora, a professora Elizabeth Vidal e o professor Joaquim Maia que compôs a mesa. Aceitei na hora”, contou Ceciane ao DiárioOnLine.
“Eu queria me formar junto de minha turma, e não poderia esperar o período da licença maternidade terminar. Fiquei muito preocupada achando que não conseguiria, foi muito difícil, explicou.
Ela enfrentou a banca logo após o nascimento do bebê, prematuro.
“Minha família e amigos ajudaram a organizar o espaço em minha casa mesmo, pois meu bebê é prematuro e precisa de cuidados especiais”, disse a professora.
A defesa
A defesa aconteceu em um espaço entre a cozinha e a sala da professora e foi assistida por uma plateia repleta de amigos e familiares emocionados.
Após cerca de vinte minutos de apresentação, Ceciane Reis enfim realizou seu sonho.
Ela foi avaliada com uma nota final “Excelente”.
“Sempre fui muito grata ao PARFOR pela oportunidade de uma formação na área em que sempre gostei. Então nem por um momento pensei em desistir de realizar meu sonho, mesmo com todas as dificuldades da gravidez”, finalizou a professora.
Com informações do DiárioOnLine e RPA

Idosa impedida de estudar pelo marido entra na universidade aos 65 anos: “uma alegria”
João Gomes faz homenagem à doutora Tatiana da polilaminina em show no Rio; vídeo
Policial que amamentou bebê abandonada no mato recebe homenagem; vídeo
Amizade genuína de jovem com idoso de 91 anos começou por ato de bondade
Professora ganha prêmio de US$ 1 milhão por transformar favelas em 800 salas de aula
Após show, Thiago Aquino resgata e adota filhote de cachorro abandonado na estrada; vídeo
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões