Cola elástica estanca ferimentos em 60 segundos: emergência

Uma cola elástica que estanca ferimentos em apenas 60 segundos pode ajudar nos tratamentos de emergência. Ela cicatriza rapidamente sem a necessidade de grampos ou suturas regulares e pode revolucionar a forma como as cirurgias são realizadas.
O novo selante de hidrogel biocompatível e altamente elástico pode selar feridas em tecidos macios que mudam de forma e áreas de difícil acesso. Ele pode ser aplicado em feridas internas e externas para estimular a cicatrização.
O gel biodegradável injetável, chamado MeTro, foi criado por engenheiros biomédicos da Universidade de Sydney, Austrália, e do Instituto Wyss, em Boston.
A alta elasticidade do MeTro torna a substância ideal para a selagem de feridas em tecidos do corpo que se expandem e relaxam continuamente – como pulmões, corações e artérias – e que correm risco de reabertura.
O MeTro se instala em apenas 60 segundos após ser tratado com luz UV e a tecnologia possui uma enzima que pode ser modificada a tempo de a ferida cicatrizar.
Suturas em artérias
O material líquido ou gelatinoso selou com rapidez e sucesso incisões nas artérias e pulmões de roedores e pulmões de porcos, sem a necessidade de suturas e grampos que possam destruir ainda mais os tecidos já danificados.
“Assim que entra em contato com as superfícies dos tecidos, ela se solidifica em uma fase de gel sem desgrudar.” – disse Nasim Annabi, professora da Northeastern University.
“Nós estabilizamos ainda mais, com um tratamento com luz. Isso permite que o selante seja colocado com precisão e se prenda com estruturas na superfície do tecido “, acrescentou ela.
Anthony Weiss, professor da Universidade de Sidney, descreveu o processo como semelhante ao dos selantes de silicone usados em torno dos azulejos do banheiro e da cozinha.
“Quando você observa o MeTro, você pode vê-lo como um líquido, preenchendo as lacunas e se ajustando ao formato da ferida.”
Em humanos
O gel responde bem biologicamente e interage intimamente com o tecido humano para promover a cicatrização.
Ele pode ser armazenado e aplicado diretamente em uma ferida ou cavidade.
“As aplicações são poderosas – tratando ferimentos internos graves em locais de emergência, como após acidentes de carro e em zonas de guerra, bem como melhorando cirurgias hospitalares.” – acrescentou o professor Weiss
Veja com funciona:
Com informações da Brightvibes

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara